Evangelho (Mc 16,15-18)
Naquele tempo, Jesus manifestou-se aos onze discípulos, e disse-lhes: “Ide por todo o mundo  e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado.

Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demónios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

 

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!” (Mc 16,15) 

 

Esta passagem da Sagrada Escritura propõe-nos uma reflexão sobre a vocação de discípulos de Jesus. Comprometidos com Ele pelo Batismo e alimentando-nos da  Palavra e do Pão, tornamo-nos seus representantes  (2 Cor 5,20) e anunciadores da Boa Nova do Evangelho. Fazer discípulos é o objetivo principal do cristão, é dar continuidade ao trabalho de Evangelização começado por Jesus. Tal como no passado, também hoje   Ele precisa de missionários-testemunhas.

A salvação é fruto da pregação e realiza-se pelo ato de fé de quem a escuta: “Quem acreditar e for batizado será salvo” (v. 16). A Fé entra pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus ( Rm 10.17) Jesus afirmou: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passada morte para a vida” (Jo. 5.24).

Paulo cuja conversão celebramos hoje, compreendeu bem o alcance da sua missão de arauto do Evangelho. O encontro com Jesus na estrada para Damasco transforma radicalmente a sua vida. De instrumento de medo, terror e perseguição, torna-se, o instrumento escolhido por Deus para levar a boa nova a todo o mundo. Abandona a observância escrupulosa da lei e adere ao amor gratuito de Deus, a Jesus Cristo crucificado e ressuscitado. Conhece, assim, a vida nova, a vida segundo o Espírito, na qual, pelo poder do Senhor ressuscitado, experimenta perdão, e conforto. Foi tal o seu amor por Cristo que chegou a declarar: Já não sou eu que vivo É Cristo que vive em mim (Gal 2,20).

Para S. Paulo e para todos os discípulos de Cristo O “ide” de Jesus é  uma ordem dada a todos aqueles que desejando viver para Cristo, com Cristo e em Cristo se dispõem a anunciá-lO com entusiasmo em todos os ambientes, mesmo neste tempo de dificuldades e de provações mesmo sem apertos de mão, sem abraços e com menos sorrisos lutando contra o inimigo oculto. Aproveitemos esta diminuição de ritmo para rezar, estudar, fazer silêncio e buscar a Deus. Assim após esta tempestade seremos evangelizadores renovados, levando às pessoas a novidade do reino.

 

       Oração

Deus nosso Pai Amado, aumentai a nossa Fé e suscitai em nossas mentes e em nossos corações o desejo de nos abrirmos à Verdade da vossa Palavra e a podermos  anunciar e testemunhar !

 

P. Abílio Nunes, Salesiano