Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus deixou de novo a região de Tiro e, passando por Sidónia, veio para o mar da Galileia, atravessando o território da Decápole. Trouxeram-Lhe então um surdo que mal podia falar e suplicaram-Lhe que impusesse as mãos sobre ele. Jesus, afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te». Imediatamente se abriram os ouvidos do homem, soltou-se-lhe a prisão da língua e começou a falar correctamente. Jesus recomendou que não contassem nada a ninguém. Mas, quanto mais lho recomendava, tanto mais intensamente eles o apregoavam. Cheios de assombro, diziam: «Tudo o que faz é admirável: faz que os surdos oiçam e que os mudos falem».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

«Faz que os surdos oiçam e que os mudos falem»        

O Evangelista continua hoje a descrição da atividade missionária da primeira comunidade cristã: Os pagãos abrem-se à fé em Jesus Cristo e descobrem a beleza e a bondade de Deus nas suas ações.

O Enviado de Deus está próximo dos homens e quer salvar a todos.

No texto de hoje vemo-lo cheio de misericórdia a acercar-se de um surdo que mal podia falar. “afastando-Se com ele da multidão, meteu-lhe os dedos nos ouvidos e com saliva tocou-lhe a língua. Depois, erguendo os olhos ao Céu, suspirou e disse-lhe: «Effathá», que quer dizer «Abre-te»

Como ele o considera! Toca nos seus sentidos para lhe tocar no coração; assim religa-o à vida, a Deus à sua Palavra e consequentemente à relação com os outros.

Deus visitara o seu povo e deu-nos a capacidade também de visitar os outros. Oxalá possamos realizar em nós o que Isaías profetizou do Messias  “O mundo gritará de alegria”.

Meditemos no que dizemos no inicio da Eucaristia:
Bendito seja Deus que nos reuniu no Amor de Cristo.

A Palavra bondosa do Senhor convida-nos a mostrar também bondade e compaixão para com todos: Não só gostar dos que gostam de nós mas sobretudo aqueles que nem sempre nos ajudam a crescer, nos magoam ou até nos desprezam.

A missão tem um preço!

Com os olhos postos na Cruz luminosa de Cristo, recordemos que cada sexta feira santa esconde um dia de Páscoa …

 

— Oração —

Senhor Jesus, enchei-nos com o vosso Espírito Santo e inflamai o nosso coração com amor e compaixão. Tornai-nos atentos às necessidades dos outros. Fazei de nós um instrumento da vossa misericórdia e paz.

 

Pe. Abílio Nunes, Salesiano