Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

EVANGELHO Lc 11, 29-32

 

Naquele tempo, aglomerava-se uma grande multidão à volta de Jesus e Ele começou a dizer: «Esta geração é uma geração perversa: pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal de Jonas. Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração. No juízo final, a rainha do sul levantar-se-á com os homens desta geração e há-de condená-los, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão. No juízo final, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência ao ouvir a pregação de Jonas; e aqui está quem é maior do que Jonas».

 

Palavra da salvação.

 

Reflexão    

Os Judeus  iam ter com Jesus movidos mais pela curiosidade de ver algum sinal maravilhoso do que pelo desejo de se converterem à sua Palavra. Procuravam o Deus no espetáculo, na credulidade fácil, no imediatismo e no superficial…

Essas pessoas não eram capazes de “ler os sinais dos tempos”. Sentiam-se seguros nas suas convicções insensíveis a um Deus de misericórdia, escondido no galileu a caminhar com pecadores, a comer com os publicanos. Reconheciam que  Deus é o Deus da lei, mas não o reconheciam como Deus das surpresas que caminhava ao lado do povo para lhes dar um oásis de felicidade.

Tal como ontem, Ele indica-nos o caminho do compromisso e da revelação interior para o descobrirmos como Deus diferente, Deus das surpresas e da conversão outrora descoberto pelos habitantes de Ninive na Palavra proclamada por Jonas; o caminho do verdadeiro Deus de Israel encontrado pela rainha de Sabá na Sabedoria de Salomão…

Jesus, maior que Jonas e Salomão, vem até nós hoje escondido nos sinais da Palavra e do Pão Eucarístico. Feliz de quem o aceita com Fé confiante e humilde!… Que o nosso coração se abra à sua misericórdia divina que nos tornemos sinais e portadores do amor de Deus aos irmãos com quem vivemos e convivemos.

Estamos sempre a tempo de recomeçar, de transformar a nossa vida numa nova existência de paz, força e realização espiritual. Se hoje ouvirmos a Voz do Senhor não fechemos os nossos corações!… O Deus das surpresas falará ao nosso coração…

 

— Oração

Senhor Jesus, mudai nosso coração e enchei-nos com a vossa  sabedoria, Dais-nos força e coragem para resistirmos à tentação para que possamos realmente desejar fazer o que vos é agradável.

 

Pe. Abílio Nunes, Salesiano