Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão 

Hoje em Mt 7,7-12, Jesus diz-nos «Pedi, e ser-vos-á dado; procurai, e encontrareis; batei, e hão-de abrir-vos» e  oferece-nos  a certeza da resposta: “Todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta”.

A oração de petição por excelência é o Pai Nosso síntese de toda a santidade. Nele estão contidas todas as graças para alcançar a verdadeira felicidade sintetizada em Jo10,10:  Vim para que tenham a  Vida e a tenham em abundância (Jo 10,10)

Felizes de nós se diariamente formos capazes de aprofundar com gosto esta linda oração do Pai Nosso que nos liga ao Pai e a todos os irmãos incondicionalmente (Mt 7,12: “Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, fazei vós  também a eles. Pois nisso consistem a Lei e os Profetas.” 

Este é o resumo de tudo que Deus nos tem a dizer, o resumo de todo o ensinamento de Jesus. Saber rezar não é difícil, basta falar com Deus como um pai e um amigo. Não há cristão, não há apóstolo sem oração pessoal e comunitária. Todos os grandes santos e espirituais de todos os tempos foram cristãos de muita oração.  Quem reza capta o mistério do inexplicável, reafirma a sua identidade cristã e transmite e testemunha depois aos outros. A cada Celebração Eucarística (Missa) corresponde uma missão dada pelo sacerdote no final  em nome de Cristo no final “Ide”.

 

— Oração

Concedei-nos, Senhor a graça de em cada dia vos  procurar e encontrar-vos . Que  nunca percamos a confiança em vós. Somos errantes peregrinos à procura do vosso reino de Paz e de Amor.

 

Pe. Abílio Nunes, Salesiano