EVANGELHO
Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
— Reflexão
A pregação de Jesus caminha para o fim. Muitos tinham acolhido sua mensagem, mas havia a resistência obstinada dos chefes do povo .Jesus desvenda lenta e gradualmente a sua origem e condição divina. Os fariseus de coração duro não conseguem ver em Jesus o filho de Deus : “Eu parto, e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”..
Em linguagem forte mais uma vez ele apresenta-se como o único que os pode salvar do mal. “Se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Ele não só anuncia a salvação: ele é a salvação só Ele nos livra do pecado. Jesus é a manifestação do Pai. Se os homens rejeitam essa luz e essa vida, morrerão no seu pecado; pois o pecado radical, de que brotam todos os outros, é negar-se a acreditar em Jesus e ser incapaz de ver mais alto e mais longe “Vós sois daqui de baixo, e eu sou do alto; vós sois do mundo, e eu não sou deste mundo… Se não acreditardes que eu sou o que sou, os vossos pecados vos levarão à morte”.“ Quando lhes expunha isto, muitos acreditaram nele”, conclui o texto evangélico de hoje. São os que procuram a verdade e acham a vida mediante a fé em Cristo. Outros, porém, permaneciam cegos diante dos sinais da sua identidade messiânica.
Cristo é sinal de contradição; os homens têm de decidir-se por ele ou contra ele. Mas essa opção compromete definitivamente o destino pessoal. Neste dia de Quaresma, com a paixão, morte e ressurreição de Cristo em perspetiva, ele convida-nos a uma conversão de fé antes que seja demasiado tarde. (Atos 2,42)
— Oração
Bendizemos-te, Senhor Jesus, porque com a tua santa cruz redimiste o mundo e salvaste-nos do pecado. Pedimos-te, Cristo, que a tua cruz levantada no calvário, faça florescer o deserto inóspito do nosso mundo.
Amen.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano