Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João.
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo.
O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».
Nicodemos perguntou: «Como pode ser isso?» Jesus respondeu-lhe: «Tu és mestre em Israel e não sabes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo: Nós falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho.
Se vos disse coisas da terra e não acreditais, como haveis de acreditar, se vos disser coisas do Céu?
Ninguém subiu ao Céu, senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem.
Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna».
Palavra da salvação.
— Reflexão
Jesus no diálogo com Nicodemos apresenta-se como o único que pode revelar as «coisas do Céu», porque veio de lá e só os que acreditarem n’Ele terão a vida eterna.
Moisés salvou os Israelitas (NMI ) das serpentes venenosas com a contemplação da serpente de bronze: Os crentes serão salvos se olharem e aceitarem Cristo que será levantado na Cruz.
Seguir o Deus de Jesus Cristo é estar aberto ao Espírito de Jesus o qual, veio «do Alto» é ser sinal de contradição para aqueles que vivem segundo a lógica egoísta do mundo.
Ao acto do culto mosaico da serpente (cf. NM 21,8-9) sucede o culto de Cristo que atingirá a sua plenitude no final do percurso terreno de Jesus: na Cruz. A morte escandalosa de Cristo na Cruz marca o fim do Antigo Testamento o nascimento do novo povo de Deus aberto a toda a humanidade sem distinções de raça, sexo ou país.
A nossa vida adquire sentido se aceitarmos a morte de cruz como vontade divina de Deus e total doação de si que morrendo para si compreendemos o sentido autêntico da vida.
Peçamos ao Senhor a graça de apostar na vida eterna adquirida aqui e agora quando passar pela vida dos nossos irmãos.
— Oração
Senhor Jesus, garante perene das alegrias da vida humana, amparai as opções de doação de cada um de nós pela vida dos outros, sobretudo quando o sofrimento da Cruz se torna elemento fundamental dela, e ajudai-nos a estar sempre alegres quando nos comprometemos por Vosso amor.
Vitoria tu reinarás: https://youtu.be/usbInYBDmnA
Pe. Abílio Nunes, SDB