Naquele tempo, Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me vê, vê aquele que me enviou. Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.
Palavra da Salvação.
— Reflexão
O evangelho de hoje oferece-nos uma nova identificação de Jesus. Ele diz “Eu vim ao mundo como luz, e assim o que crê em mim não permanecerá nas trevas” (Jo 12,46).
Apesar de ter realizado tantos sinais diante deles, não acreditavam nele… E alguns que acreditaram não o confessavam em público por medo dos fariseus e para não serem expulsos da sinagoga.
Falando com Nicodemos, Cristo afirmara: Esta é a causa da condenação: que a luz veio ao mundo e os homens preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más (3,19). E agora acrescenta: “O que me rejeita e não acolhe as minhas palavras, tem quem o julgue: a palavra que proferi, essa o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo… Eu falo como o Pai me encarregou”.(v.48)
Cristo é a palavra pessoal de Deus feita homem; por isso escutá-lo é chegar à luz e caminhar nela. Crer em Cristo; é um movimento de entrega à mesma num encontro de absoluta confiança. Ele é nosso princípio de vida, dado que Jesus nos oferece comunhão de vida e amor.
Cristo como palavra pessoal do pai transmite fielmente a mensagem , o servidor do evangelho, o enviado de Cristo, deve mostrar plena fidelidade à missão
Segundo S. Paulo, se toda a vida do cristão animado pela caridade deve ser culto espiritual (Rm 12,1), “o sagrado ofício de anunciar o evangelho” é uma liturgia em que o apóstolo, isto é, Cristo por meio dele, oferece os homens a Deus (cf Rm 15,16).
— Oração
Concede, Senhor, que a tua luz brilhe sempre em nós, de modo que as nossas obras resplandeçam diante do mundo e te glorifiquem no coração dos nossos irmãos, fortalecendo quantos lutam por um mundo melhor e dêem fome da justiça do teu Reino entre os homens.
Amen.
— Canto de Meditação
Cantemos: Senhor tu és a luz … https://youtu.be/ISZ4oemEBuk
Pe. Abílio Nunes, SDB