Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?». Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

Deus ama-nos sempre e muito, porém o sentir o Seu amor está na nossa capacidade para acolhê-lo. Por isso, precisamos ter plena consciência deste Amor que nos faz também amar a Deus e aos nossos irmãos. Somos amados por Deus para amar o próximo com a mesma intensidade.  

 

Jesus tinha consciência do amor de Pedro, porém queria que ele também se conscientizasse de que apesar das suas faltas, o amor e a misericórdia de Deus são infinitos. Ele não queria deixar dúvidas no coração de Pedro, por isso, o interpelou três vezes como que para confirmar a sua misericórdia para com ele que o negara também três vezes. “Tu amas-me mais do que estes?”  Este amor de Deus não pode ficar recluso! O amor gera compromisso tem que transbordar, por isso, Jesus recomendou a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”; “apascenta os meus cordeiros”!  O Senhor faz-nos também esse pedido.

Apascentar é levar a paz, é dar testemunho com atos concretos de que realmente o amor de Deus em nós tem o poder de nos deixar serenos (as) e firmes apesar de todas as intempéries. Quem ama cuida, ama, acolhe, perdoa.

Amamos  com o amor de Deus? – Amamos a Jesus mais do que os outros? Sou chamado a conhecer, amar, seguir e anunciar Jesus Cristo. Tudo começa pelo conhecimento. S. Paulo diz: «Considero que tudo isso foi mesmo uma perda, por causa da maravilha que é o conhecimento de Cristo Jesus». Esta cruz do discípulo tem a ver com o sofrimento apostólico, isto é, aquele que resulta do nosso seguimento de Jesus Cristo.

Que nos deixemos iluminar, fortalecer e guiar pelo Espírito Santo!

— Oração

Senhor Deus, que, pela vinda do Espírito Santo, nos abristes as portas da Vida eterna, concedei-nos sejamos mais dedicados ao Vosso serviço e vivamos mais  plenamente as riquezas da Fé

 

— Canto de Meditação

http://www.aliturgia.com/mp3/musicas/071_Cantai_o_Senhor_e_bom.mp3

Cantai o Senhor é bom

 

Pe. Abílio Nunes, SDB