Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus e os discípulos subiam a caminho de Jerusalém. Jesus ia à sua frente. Os discípulos estavam preocupados e aqueles que os acompanhavam iam com medo. Jesus tomou então novamente os Doze consigo e começou a dizer-lhes o que Lhe ia acontecer: «Vede que subimos para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas. Vão condená-l’O à morte e entregá-l’O aos gentios; hão-de escarnecê-l’O, cuspir-Lhe, açoitá-l’O e dar-Lhe a morte. Mas ao terceiro dia ressuscitará». Tiago e João, filhos de Zebedeu, aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Mestre, nós queremos que nos faças o que Te vamos pedir». Jesus respondeu-lhes: «Que quereis que vos faça?». Eles responderam: «Concede-nos que, na tua glória, nos sentemos um à tua direita e outro à tua esquerda». Disse-lhes Jesus: «Não sabeis o que pedis. Podeis beber o cálice que Eu vou beber e receber o baptismo com que Eu vou ser baptizado?». Eles responderam-Lhe: «Podemos». Então Jesus disse-lhes: «Bebereis o cálice que Eu vou beber e sereis baptizados com o baptismo com que Eu vou ser baptizado. Mas sentar-se à minha direita ou à minha esquerda não Me pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem está reservado». Os outros dez, ouvindo isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João. Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os que são considerados como chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós: quem entre vós quiser tornar-se grande, será vosso servo, e quem quiser entre vós ser o primeiro, será escravo de todos; porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão 

Mc 10,32-45: Cristo veio para servir e dar a sua vida.

“Não sabeis o que pedis”.

Nesta passagem do evangelho Jesus, a caminho de Jerusalém, anuncia aos apóstolos a sua paixão. “Jesus ia à frente; os discípulos estavam assustados e seguiam-no com medo”. 

Entretanto João e Tiago, fazem a Jesus um pedido surpreendente “Concede-nos sentarmo-nos, na tua glória, um à tua direita e outro à tua esquerda”. Esta  aspiração denotava neles uma ignorância total sobre o reino de Jesus. Jesus aproveita a ocasião para os instruir sobre  exercício da autoridade na comunidade cristã. <O que quiser ser grande, seja o vosso servidor; e o que quiser ser o primeiro, seja o servo de todos”. >

Ele deu-nos o exemplo: Não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por todos. Recusou as tentações da ambição e do poder. Viveu uma vida de serviço, de doação, de partilha e de integração daqueles que não cabiam na sociedade e viviam na margem. A Sua preocupação não eram os primeiros lugares, mas estar com os últimos, os que mais necessitavam de serem curados, libertados, integrados.

Seguir Jesus é percorrer com Jesus o mesmo caminho, viver na doação de si próprio em gratuidade  Seguir Jesus é aprender com Ele a viver no Amor.

A nossa  grandeza está na doação aos outros, na humildade e no serviço aos necessitados os sem-abrigo, os pobres, os refugiados Mas isto tem um preço:  renunciar a si mesmo aceitando ser  contrariado por causa do Evangelho.

 

— Oração 

Bendizemos-vos, Senhor, porque nos chamas a viver livres com Cristo

Faz que, assimilando a sua atitude e o seu exemplo vivo de relações fraternas no amor e no serviço, afastemos como fardo inútil a nossa suposta importância.

 

— Canto de Meditação 

Tu que nas margens do lago…
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/tuquenasmargensdolago.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB