Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus ensinava no templo, dizendo: «Como podem os escribas dizer que o Messias é filho de David? 

O próprio David afirmou, sob a acção do Espírito Santo:

‘Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-Te à minha direita, até que Eu faça dos teus inimigos escabelo dos meus pés’.

O próprio David Lhe chama ‘Senhor’. Como pode ser seu filho?». E a numerosa multidão escutava com prazer o que Jesus dizia.

Palavra da salvação.

 

— REFLEXÃO

Mc 12,35-37: O messias, filho e senhor de David.

Mais que «Filho de Deus»

Jesus  revelou  durante toda a sua vida aos discípulos  a sua identidade de  verdadeiro Deus e verdadeiro homem. Como homem é  proveniente da linhagem do Rei David

Jesus demonstrou aos doutores da Lei   este mistério:  o Messias, embora descendendo de David pela sua origem humana, possuía também um carácter divino superior a David. Essa foi a solução da fé cristã, baseada na ressurreição de Jesus. O Messias não podia ser ao mesmo tempo filho e senhor de David se não fosse simultaneamente homem e Deus. Por isso o salmo 110, de largo uso na liturgia, foi um dos preferidos do Novo Testamento e dos primeiros cristãos para demonstrar a identidade de Messias, filho de David, e Filho de Deus.  

Para Jesus o importante  era purificar a ideia excessivamente política acerca do  Messias, filho do rei David. Embora aceitasse ser chamado “filho de David” pelos doentes preferiu autodenominar-se “Filho do homem”, título messiânico do profeta Daniel (7,13) próximo da imagem do paciente Servo do Senhor. Assim o vemos nos repetidos anúncios da sua paixão, morte e ressurreição. 

Juntamente com os apóstolos e primeiros cristãos, também nós temos de fazer uma profunda conversão na nossa compreensão e seguimento de Jesus, o glorioso filho de David que, apesar da sua condição divina, não fez alarde da sua categoria de Deus e trocou o trono e o cetro, o poder e a riqueza pelo serviço, a pobreza, o sofrimento, a humilhação e a morte, para alcançar o poder eterno (cf F1 2,6ss).

                                                                                                                                                                                                                                                    

— ORAÇÃO 

Filho de Deus Bendito sejais  porque nos revelastes o segredo do triunfo e da  vida sem ocaso: não o poder, e a riqueza, mas o serviço, a pobreza e a humilhação. Permite unirmo-nos como discípulos e dá-nos o vosso  Espírito para testemunhar perante o mundo os sinais do cristão: a tua cruz e o teu amor.

 

— CANTO DE MEDITAÇÃO 

Vitória tu reinarás …

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/Vitoria-tu-reinaras.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB