Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: «Não vos preocupeis, quanto à vossa vida, com o que haveis de comer, nem, quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; o vosso Pai celeste as sustenta. Não valeis vós muito mais do que elas? Quem de entre vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à sua estatura? E porque vos inquietais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam; mas Eu vos digo: nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. Se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao forno, não fará muito mais por vós, homens de pouca fé? Não vos inquieteis, dizendo: ‘Que havemos de comer? Que havemos de beber? Que havemos de vestir?’ Os pagãos é que se preocupam com todas estas coisas. Bem sabe o vosso Pai celeste que precisais de tudo isso. Procurai primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã tratará das suas inquietações. A cada dia basta o seu cuidado».
Palavra da salvação.
— Reflexão
Perante a proclamação da Palavra de Deus meditemos calma e serenamente sobre a confiança em Deus e o trabalho. Deus deve estar no nosso trabalho e o nosso trabalho deve estar em Deus Por isso não devemos andar inquietos não percamos a paz com a sofreguidão; não tenhamos dois senhores; vivamos para o único Senhor, “o Senhor”.
“Sobretudo procurai o reino de Deus e a sua justiça; o resto vos será dado por acréscimo”. Esta conclusão responde à atitude básica do cristão, seguidor de Cristo. Mediante a opção prioritária por Deus e o seu reinado na nossa vida e no mundo, estabelecemos a hierarquia de valores querida por Jesus. Ele não diz procurai “unicamente”, mas “sobretudo”; com isso não exclui o resto, mas coloca-o no seu lugar apropriado.
O seguidor de cristo é posto à prova : A sua fé e confiança em Deus ou a segurança e garantia económica.
Jesus pede-nos confiança e abandono nas mãos de Deus e ensinou a rezar: Dá-nos hoje o pão nosso de cada dia.
Esta confiança não nos exime da nossa responsabilidade nas tarefas temporais, não nos permite desinteressar-nos do nosso compromisso cristão no mundo.. A procura do Reino não exclui o desenvolvimento humano e temporal, antes o está pedindo. O homem é o colaborador da obra de Deus no mundo, cujos recursos têm destinatário universal: toda a
A proposta de Cristo é clara: Livres da angústia existencial e da febre possessiva, procuremos antes de tudo o reino de Deus e a sua justiça; o resto ser-nos-á dado por acréscimo.
— Oração
Deus , nosso Pai ensinai-nos a pôr toda a nossa confiança em vós, pois vós nos amais e sabeis o que precisamos. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia, Senhor, e liberta-nos da angústia obsessiva do amanhã, possamos partilhar o nosso pão com todo o faminto e procurar o vosso reino de Paz e Amor.
— Canto de Meditação
Procuremos o reino de Deus …
Canto: “Anunciaremos teu Reino, Senhor”
Pe. Abílio Nunes, SDB