Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: «Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».
Palavra da salvação.
— REFLEXÃO
Aparece, pela primeira vez, a lista dos que são aqui chamados os “doze Apóstolos”. Os Doze são “enviados”; é o que significa o nome de “apóstolos”, e levam em si a própria missão de Jesus, que é também, o Enviado do Pai.
Ao confiar-lhes a missão, Cristo “deu-lhes autoridade para expulsar espíritos impuros e curar toda a enfermidade e doença”. Assim os sinais milagrosos avalizariam a sua palavra.
Depois de mencionar os doze faz-lhes as seguintes recomendações “Não tomeis o caminho dos pagãos nem entreis em cidades da Samaria, ide antes às ovelhas desgarradas de Israel. Ide e proclamai que o Reino dos céus está próximo”.
A sua missão destina-se somente aos judeus. Pareceu normal que no princípio os judeus, herdeiros da eleição e promessa de Deus, fossem os primeiros a receber a oferta de salvação messiânica realizada em Cristo.
Mais tarde abrem-se ao mundo greco-romano, respondendo à missão universal que Cristo ressuscitado lhe confiou: Ide ao mundo inteiro e proclamai o evangelho a todas as pessoas.
O essencial da mensagem de Jesus : “Proclamai que o Reino dos céus está próximo”.. A mensagem essencial que a Igreja deve transmitir hoje é a boa nova sintetizada nesta mensagem: Deus ama-nos, convida-nos à fraternidade mediante o seguimento de Cristo, o homem novo.
Jesus chama-nos, como aos doze, cada um pelo seu nome. Tomemos consciência de que Deus nos chama individualmente e acreditemos que Ele precisa de nós e nos envia primeiro aos mais próximos: aos nossos familiares, aos nossos colegas de trabalho e aos nossos concidadãos.
— ORAÇÃO
Bendizemos-te, Deus dos apóstolos e profetas, pelo vosso filho Jesus Cristo, que anunciou o Reino e fundou a sua Igreja sobre as colunas dos apóstolos.
Fazei, Senhor, da vossa Igreja um lugar de amor e esperança para um mundo que caminha nas trevas procurando a tua luz.
— CANTO DE MEDITAÇÃO
Escuta – Interioriza – Partilha
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/Tu-que-nas-margens-do-lago.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB