Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «O discípulo não é superior ao mestre, nem o servo é superior ao seu senhor. Ao discípulo basta ser como o seu mestre e ao servo ser como o seu senhor. Se ao chefe da família chamaram Belzebu, quanto mais aos da sua casa? Não tenhais medo dos homens, pois nada há encoberto que não venha a descobrir-se, nada há oculto que não venha a conhecer-se. O que vos digo às escuras, dizei-o à luz do dia; e o que escutais ao ouvido proclamai-o sobre os telhados. Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes Aquele que pode lançar na geena a alma e o corpo. Não se vendem dois passarinhos por uma moeda? E nem um deles cairá por terra sem consentimento do vosso Pai. Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não temais: valeis muito mais do que todos os passarinhos. A todo aquele que se tiver declarado por Mim diante dos homens também Eu Me declararei por ele diante do meu Pai que está nos Céus. Mas àquele que Me negar diante dos homens, também Eu o negarei diante do meu Pai que está nos Céus».
— REFLEXÃO
Quão poderoso foi o mandato de Cristo: “Ide por todo o mundo e proclamai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15)
E os discípulos de então e os de agora obedeceram a este mandato enfrentando sem medo a indiferença, a oposição perseguição, o martírio e a morte. Como Cristo lhes dissera: “Um discípulo não é mais que o seu mestre, nem um servo mais que o seu amo Cristo.”
Transformados pelo Espírito Santo expulsam o temor e criam a liberdade e a alegria dos filhos de Deus. Os tiranos podem esmagar a vida física mas não podem matar a alma nem destruir a pessoa e a sua liberdade interior. Ele avaliará quem o confessar diante do mundo como Senhor da história e da vida humana.
Deixemos os medos cobardes de nos confessarmos cristãos praticantes, não nos envergonhemos das próprias crenças, não nos amedrontemos.
Ser discípulo de Cristo é estar disposto a arriscar a sua vida pelo Reino; é confessar a sua fé em casos extremos, e prescindir de aplausos e dinheiro, poder e interesses, é mostrar sua coragem, com serenidade e firmeza interiorizando as palavras do Mestre “coragem, eu venci o mundo” (Jo 16, 29-33), e “Aquele que perseverar até o fim, este é que será salvo” (Mt 10, 22).
Sejamos fieis , pois é a fidelidade a Deus que nos garante a salvação e salva a obra de Cristo que Ele mesmo confiou à sua Igreja, que somos nós. Não tenhamos medo. A obra será sempre do Senhor. Nada nos perturbe nada nos espante
— ORAÇÃO
Deus nosso Pai dá-nos coragem para ser testemunhas do vosso Reino de paz e de amor para acompanhar os nossos irmãos na difícil conquista do sentido da vida.
— CANTO DE MEDITAÇÃO
Escuta – Interioriza – Partilha
Nada te perturbe…
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/0710-Nada-te-preocupe….m4v
Pe. Abílio Nunes, SDB