Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus exclamou: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Tudo Me foi dado por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar».

Palavra da salvação.

 

— Reflexão

Esta passagem evangélica de hoje permite entrever timidamente o clima íntimo da oração filial de Jesus: “Dou-te graças, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e doutores e as revelaste às pessoas simples. Sim, Pai, assim te pareceu melhor”.

Jesus revela-se aos pequeninos e esconde-se aos sábios Os “sábios e doutores” são a elite religiosa de Israel, os teólogos e especialistas da lei mosaica, como eram os rabinos e fariseus. Os “simples”, objecto do desprezo de escribas e fariseus, são os pequenos e os pobres, os ignorantes e os marginalizados social e religiosamente  Eles  entram em comunhão com Ele e o seu  Espírito, abre-lhe o coração e a inteligência à revelação do seu mistério e à boa nova do Reino. O caminho para entender a pessoa e a mensagem de Cristo não é a ciência e a sabedoria, mas a revelação gratuita de Deus aos que ele ama.

Escutar a Palavra com o coração puro e sincero é possibilitar Deus entrar no nosso coração e assumir   a consciência da nossa identidade despojarmo-nos de nós mesmos, do nosso orgulho; lançarmo-nos nos  caminhos da fraternidade e da humanidade, agarrarmo-nos ao essencial :  viver “como se víssemos  o invisível”.

Se assim procedermos entramos no mundo dos “pequeninos”. Somos pertença do Senhor.  Somos  discípulos de Jesus adquirimos a

verdadeira sabedoria para, fieis à  nossa vocação realizarmos a  nossa missão: anunciar o Reino, um reino de paz e de justiça, liberdade e perdão!…

 

— Oração

Bendito sejais, Pai, Senhor do céu e da terra abri o nosso coração para escutar e entender a vossa  palavra de vida, para captar os sinais do vosso  amor e da vossa ternura, para conhecer-vos como Pai e a Jesus como irmão.

 

— Canto de Meditação

Escuta – Interioriza – Partilha

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0714-Eis-me-aqui-Senhor-para….mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB