Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.
— Reflexão
Celebrando hoje o dia de Santa Marta, somos convidados a refletir sobre os três amigos de Jesus: Marta, Maria e Lázaro
Lázaro tinha falecido , Jesus vai ao encontro dessa família a qual Ele tanta AMA onde Marta se tinha revelado a santa da hospitalidade , do acolhimento da atenção, a santa dona de casa , disponível, pronta para o serviço
No diálogo com Jesus reconhece-o como filho de Deus, Senhor da Vida. Marta é primeira pessoa que fez a profissão de Fé em Jesus Cristo como lemos na passagem de hoje: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.(Jo 11,27) o primeiro credo de uma forma tão explícita e tão bonita; é aquela pessoa que abre o seu coração para Jesus; aquela que orienta as coisas, os trabalhos. solícita pela casa, solícita pela Fé, solícita pelo irmão Lázaro solicita pela sua irmã Maria.
Marta é, para nós, exemplo da discípula que sempre aprende mais com o seu Senhor. A sua casa é a casa do Senhor, é a casa em que Ele se hospeda, é a casa em que Ele fica.
Façamos da nossa casa uma casa para Jesus estar. Faça da nossa casa um ambiente tão agradável que o Senhor goste de estar nela, um lugar para acolhê-Lo! A casa em que Jesus gosta de estar é a casa que O escuta acima de tudo, a casa que Lhe dá atenção
A casa de Marta é a casa de Jesus! Que nossa casa seja também a casa do Senhor!
— Oração
Senhor nosso Deus, cujo Filho chamou de novo Lázaro do sepulcro para a vida e aceitou a hospitalidade que Marta Lhe oferecia em sua casa, concedei-nos que, servindo a Cristo em cada um dos nossos irmãos, mereçamos ser alimentados com Maria na meditação da sua palavra.
— Cântico de Meditação
A exemplo de Marta deixemos entrar DEUS na nossa casa
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/DeixaDeusentrar-_.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB