Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá».
Palavra da salvação.
— Reflexão
Celelbramos hoje a memoria de S. Maximiliano Kolbe e escolhemos o Evangelho próprio Jo 15, 12-16 verdadeiro espelho da vida deste autêntico discípulo de Cristo.
Maximiliano Maria Kolbe nascido Rajmund Kolbe, O.F.M. Conv. (Zduńska Wola, Polônia, 8 de janeiro de 1894 – Auschwitz, 14 de agosto de 1941), foi um padre missionário franciscano da Polônia.
Morreu como mártir no campo de extermínio de Auschwitz, como voluntário para morrer de fome no lugar de Franciszek Gajowniczek como castigo pela fuga de um outro prisioneiro, que lhe deu o privilégio de ser aceito pelo Estado de Israel como Justo entre as Nações.
Foi canonizado pelo seu compatriota, o Papa São João Paulo II, em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek, que sobreviveu aos horrores de Auschwitz. O próprio Papa, em numerosos textos, chama-o de “Santo do nosso século difícil”.
Nesta leitura evangélica, narrada por João, Jesus pede aos seus que se amem mutualmente. O amor é sinal característico dos discípulos e discípulas, seguidores do ressuscita.
É a partir do amor que sentimos de Jesus, que vamos amar. É preciso uma experiência de fé e de amor com Jesus. É preciso colocar-se a caminho e, seguindo os passos de Jesus, amar como Ele, ser sinal de amor ao mundo, é dar sem querer em troca, é morrer para que o outro viva. O amor apontado é viver como Jesus viveu, fazer nossas, suas escolhas Deixar-se moldar a partir de Jesus, modelo perfeito de caridade.
Peçamos a graça de nos assemelharmos a Cristo seguindo o exemplo dos grandes santos como S. Maximilano Kolbe que deu a vida por um irmão.
— Oração
Deus de infinita bondade, vós inspirastes a São Maximiliano Maria uma grande devoção à Virgem Imaculada e o fortalecestes no amor ao próximo, concedei-nos, por sua intercessão um serviço generoso ao próximo, trabalhando generosamente pela vossa glória ao serviço dos homens, possamos conformar-nos até à morte com vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
— Canto de Meditação
Dar a vida = A maior prova de AMOR
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/08/0814-S.-Maximiliano-Kolbe.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB