Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, disse Jesus: «Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque sois semelhantes a sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a podridão. Assim sois vós também: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e maldade. Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas, porque edificais os sepulcros dos profetas e ornamentais os túmulos dos justos; e dizeis: ‘Se tivéssemos vivido no tempo dos nossos pais, não teríamos sido cúmplices na morte dos profetas’. Assim dais testemunho contra vós mesmos, confessando que sois os filhos daqueles que mataram os profetas. Completai então a obra dos vossos pais».
REFLEXÃO
Jesus nesta passagem do Evangelho (Mt 23,27-32) condena atitudes incompatíveis com um viver digno, não somente cristão, mas também humano: «Por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça» (Mt 23,28).
Jesus compara os mestres da Lei e fariseus a “sepulcros caiados”. Pintados de branco escondem uma realidade interior cheia de podridão. Aparentemente são boas pessoas, mas escondem uma realidade de mentiras, pecados.
Fazem mau uso de sua liderança religiosa servindo seus próprios interesses e não os da comunidade..
Jesus continua ainda hoje a interpelar-nos a respeito da sinceridade das nossas “boas ações”. A franqueza e a transparência devem ser um princípio básico nas nossas atitudes. O nosso coração deve dar o ritmo para as nossas realizações Examinemos se as nossas palavras cheias de elogios fáceis e cheios de hipocrisia que emitimos com o intuito de agradar a alguém, enquanto o nosso coração, muitas vezes, até critica e reprova. A verdade e a justiça devem permear as nossas atitudes, nem que doa. Jesus foi transparente e sincero quando disse: “Ai de vós, hipócritas”!
Ao ler com profundidade esta passagem perguntemo-nos se muitas vezes não nos portamos como mestres da Lei e os fariseus, falsos e cínicos O confronto com a Palavra de Deus convida-nos hoje a remover a hipocrisia para ficar mais próximo de Jesus
ORAÇÃO
Pai, torna-nos de tal modo transparente para que o nosso íntimo possa ser revelado por meus gestos e atitudes. Livra-nos de ser como um sepulcro caiado!
VIDEO DE MEDITAÇÃO
«Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!»
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/08/0825-Mt-2327-32-ai-de-vos.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB