Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor. Depois desceu com eles do monte e deteve-Se num sítio plano, com numerosos discípulos e uma grande multidão de pessoas de toda a Judeia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidónia. Tinham vindo para ouvir Jesus e serem curados das suas doenças. Os que eram atormentados por espíritos impuros também ficavam curados. Toda a multidão procurava tocar Jesus, porque saía d’Ele uma força que a todos sarava.

REFLEXÃO 

Jesus começa a organizar a sua Igreja, escolhendo os doze Apóstolos de entre os seus discípulos, para os enviar a prolongar a sua missão…  Antes da importante decisão de escolher os apóstolos , Jesus vai para o monte rezar, pedir luz a Deus.
     Jesus vai sempre ao encontro dos que O procuram. Leva consigo os Apóstolos que O acompanham, agora instituídos na sua nova missão. Curar os doentes é o primeiro acto de Jesus na companhia destes homens por Ele escolhidos. É este o sinal para quem o Segue, é este o chamamento para nós hoje: Servir os nossos irmãos

      Desde então, a fé dos apóstolos, o credo apostólico, é a fé do novo povo de Deus que é a Igreja, que somos todos nós.
    Os apóstolos, testemunhas oculares de Cristo ressuscitado deram a sua vida por Cristo e pelo evangelho. O seu testemunho é fidedigno e de plena credibilidade; é a base da fé de quantos não viram pessoalmente Cristo, mas crêem nele como Senhor ressuscitado que dá a vida eterna a quantos o aceitam e o seguem  

   Jesus continua a chamar à aventura da fé e ao seu seguimento homens e mulheres de todas as raças e condições. No nosso batismo Cristo chamou-nos pelo nosso nome, como aos apóstolos, a viver com ele, seguir os seus passos e comunicar a nossa fé aos outros.

Na comunidade eclesial, Somos herdeiros da fé bi-milenária dos apóstolos através de gerações de cristãos que acreditaram em Cristo e o seguiram ao ritmo diário dos sofrimentos e esperanças da humanidade

Precisamos também estar firmes e convictos em tudo quanto nos for revelado pelo Pai, em oração.. Não tenhamos medo de confiar na força do Espírito Santo quando precisarmos de orientação. Jesus é o nosso modelo, o nosso Mestre e com Ele nós aprendemos a viver, sem temor, o que Deus nos determinar.

 Tomemos as nossas decisões e sujeitemo-nos sempre à sua vontade  – Você também se põe em oração? – Você confirma na palavra de Deus? – Quando você ora e as coisas não acontecem de acordo com o que esperava, qual é a sua reação?

ORAÇÃO

Deus nosso Pai vós nos chamaste a formar uma nova comunidade, na verdade e na santidade.
Fazei-nos, Senhor, da vossa Igreja um lar de amor e alegria para um mundo que caminha nas trevas procurando a luz.

VIDEO DE MEDITAÇÃO 

A Escolha dos apóstolos https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/08/0830-Escolha-dos-Apostolos-.mp4

Pe. Abílio Nunes, SDB