Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus:

A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.

José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.

Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está connosco”.

 

REFLEXÃO

A Igreja celebra hoje o nascimento de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus. Os cristãos agradecem de modo particular essa mulher extraordinária, Maria de Nazaré…

Geração após geração, os israelitas piedosos esperaram o nascimento da Mãe do Messias, e a concretização do sonho de Isaias:  Uma virgem conceberá e dará à luz um filho o Emanuel( Is 7, 14). 

A  Virgem santa, a mais excelsa Senhora, a criatura mais amada por Deus, concebida sem pecado original, veio à terra. Nasceu no meio de um profundo silêncio. 

O seu nascimento merece ser festejado pois ela nasceu para que dela nascesse Deus. Nasceu a Senhora da Saúde para os enfermos; a Senhora dos Remédios para os pobres; Senhora do Amparo para os desamparados; a Senhora da Consolação para os desconsolados; etc… e a todos os seus devotos, para Senhora da Glória e em suma: nasce para ser Maria e Mãe de Jesus 

Segundo S. Lucas era de estirpe distinta, descendente de David, como tinha anunciado o profeta (Is 11,1) e como confirma São Paulo quando escreve aos Romanos acerca de Jesus Cristo, nascido da linhagem de David segundo a carne Rm 1, 3).

Mas, para realizar este plano de salvação, Deus conta Maria como mãe natural, e de José como pai. Este obedece como nos diz o Evangelho (Mt 1,18-23). Seria o pai “legal” do filho de Maria, vindo do Espírito Santo para salvar o povo dos seus pecados
Saibamos todos os dias fazer dela a nossa mãe e advogada recitando com o coração a Avé Maria pedindo-lhe que nos ajude agora e na hora da nossa morte.

 

ORAÇÃO 

Dai, Senhor, aos vossos servos o dom da graça celeste e fazei que a festa do nascimento da bem-aventurada Virgem Maria, cuja maternidade divina foi o princípio da nossa salvação, aumente em nós a unidade e a paz.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO – Natividade de Maria  

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/0908-Natividade-de-Maria_.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB