Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.
Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
Disse aos que vendiam as pombas: “Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes”.
Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: “O zelo da tua casa me consome”.
Perguntaram-lhe os judeus: “Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?” 19 Respondeu-lhes Jesus: “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias”.
Os judeus replicaram: “Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?”
Mas ele falava do templo do seu corpo.
Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
Palavra da Salvação.
REFLEXÃO
Hoje a Igreja celebra a festa da Dedicação da Basílica de Latrão com o fim de honrar a basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e de todo o mundo e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu S. Inácio de Antioquia, «preside à assembleia universal da caridade».
No Evangelho, Jesus parece ter uma postura diferente do habitual. O manso e humilde profeta da Galileia é agora um homem irado e violento a expulsar do templo cambistas e comerciantes E tinha muita razão A casa de seu Pai fora transformada em mercado ; a religião estava a ser instrumentalizada; o templo enquanto lugar da fraternidade e da acolhida, tinha sido transformado em ponto de exploração e enriquecimento ilícito a fé perdera a sua profundidade e os fiéis tinham-se tornado vítimas da ganância dos ricos.
A profanação das coisas divinas, porém, iria atingir seu grau mais elevado, com a morte ignominiosa de Jesus na cruz. Matar o Filho de Deus correspondia à determinação de destruir o verdadeiro templo. Jesus, porém, estava seguro de que o templo-Filho seria reconstruído. O templo material, ao invés, estava fadado à ruína completa.
Com a sua morte e ressurreição fomos transformados em templo do Espírito Santo. Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa estar fazendo do nosso interior uma casa de comércio, onde pairam os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções O cuidado que devemos ter com a nossa mansão interior onde Deus habita deve consumir o nosso dia a dia, desde as mais pequenas coisas até as grandes realizações.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que vós tivestes sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.
VÍDEO MEDITAÇÃO
Somos as pedras Vivas do templo do senhor
https://youtu.be/H_c1QFsIKOY?t=56
Pe. Abílio Nunes, SDB