Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David.

O nome da Virgem era Maria.

Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».

Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela.

Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus.

Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus.

Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.

O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».

Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?».

O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.

Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.

E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível».

Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Palavra da salvação.

+-+

REFLEXÃO

Neste dia 8 de dezembro, a Igreja celebra a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, o dogma de fé segundo o qual a Mãe do Jesus foi preservada do pecado desde o momento de sua conceição, ou seja, desde o instante em que começou sua vida humana.

Em 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX, depois de receber inúmeros pedidos de bispos e fiéis de todo o mundo, ante mais de 200 cardeais, bispos, embaixadores e milhares de fiéis católicos, declarou com sua bula “Ineffabilis Deus”:

“A doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, por singular graça e privilégio do Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, foi preservada imune de toda mancha da culpa original, é revelada por Deus e por isso deve ser crida firme e constantemente por todos os fiéis”.

Hoje, dia da Imaculada Conceição a Liturgia oferece-nos a passagem de Lc 1, 26-38 como motivação à veneração de Nossa Senhora ao longo dos tempos.

Uma jovem recebe uma visita inesperada do mensageiro de Deus convidando-a a ser mãe de Deus. «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Não temas Maria Conceberás e darás à luz um filho e Ele será chamado filho do Altíssimo…

Maria entrega-se totalmente a este projeto ainda desconhecido, e com plena confiança no amor de Deus responde: “Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a vossa palavra!”

O verbo fez-se carne e habitou entre nós. Com o sim generoso e total, Maria coloca-se decididamente ao serviço de Deus. O divino entra no humano para o humano ser divino.

Ela deu-nos um salvador. A recitação de cada ave maria evoca este acontecimento. Ela é a “bendita entre todas as mulheres”, invocada durante a recitação do terço “Ó Maria concebida sem pecado”…

A imensa família dos cristãos recorre a Maria como mãe amada e dedicada.

Em todos os continentes cristãos elevam fielmente sua voz: Maria concebida sem pecado,  Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores…

 

 

ORAÇÃO

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz e com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, alcancemos a glória da ressurreição.

 

 

VÍDEO DE MEDITAÇÃO

Nossa Senhora foi concebida sem pecado (Imaculada Conceição) porque foi escolhida para ser a mãe do Senhor.

Servindo-nos da cena da anunciação do cineasta italiano Franco Zeffirelli inserimos legendas para facilitar a interiorização da mensagem  de todo crente….

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/A-Anunciacao.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB