Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus foi ao templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se d’Ele os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes tudo isto? Quem Te deu tal direito?» Jesus respondeu-lhes: «Vou fazer-vos também uma pergunta e, se Me responderdes a ela, dir-vos-ei com que autoridade faço isto. Donde era o baptismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a deliberar, dizendo entre si: «Se respondermos que é do Céu, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E se respondermos que é dos homens, ficamos com receio da multidão, pois todos consideram João como profeta». E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto».

+-+

REFLEXÃO

Jesus tinha entrado no Templo e derrubara a mesa dos cambistas. Os Sumos Sacerdotes e os anciãos, detentores do poder perguntaram a Jesus – «Com que autoridade fazes estas coisas?» – Jesus, Em vez de justificar o seu poder coloca por sua vez uma pergunta sobre João Batista.
Ao responder deste modo utilizou uma sábia pedagogia catequética. Com efeito ele encontrava-se com pessoas impreparadas para acolherem toda a verdade que Ele propunha.

Tinham rejeitado o projeto de penitência de João Batista e também rejeitavam o projeto de Cristo. Não captaram o projeto de Deus. Sabemos quanto é difícil fazer  valer as nossas razões diante das pessoas com outros valores.

Aprendemos hoje com este episódio do Evangelho a respeitar as etapas que cada pessoa deve ultrapassar para chegarem a Cristo.  Os latinos dizem “natura non facit  saltus” (a natureza não faz saltos). Por isso, não queiramos que os nossos irmãos aceitem imediatamente verdades que porventura nós mesmos levámos anos a compreender. Compreendamos  quem quer chegar perto de Jesus precisa de passar antes por João Baptista, isto é, acolher o seu convite à conversão. Quem não tem um coração puro e aberto à verdade não tem disposições certas para compreender Cristo e a Sua mensagem.

A compreensão do Evangelho exige do Cristão uma conversão. Somente escutando João Baptista somos purificados interiormente e criamos condições para o acolher na nossa vida.

Lendo a vida da mártir Santa Luzia virgem e mártir cuja celebração hoje ocorre poderemos captar o caminho desta santa que lentamente compreendeu o que era dar a vida por Cristo  oferecendo-se a Deus como vitima santa e agradável (Rom 12,1).

 

ORAÇÃO

Ouvi benignamente, Senhor, as nossas orações, e iluminai as trevas do nosso espírito com a graça do vosso Filho que vem visitar-nos.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

É preciso renascer continuamente para uma nova vida para compreendermos os outros

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/E-preciso-renascer.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB