Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações.
Palavra da salvação.
-+-
REFLEXÃO
- Mateus apresenta nesta passagem o modo como o filho de Deus entra na história dos homens para realizar o projeto de salvação.
Toda a história de Israel leva a Jesus, Ele é o Messias esperado, n’Ele é que se cumprem as promessas feitas por Deus aos pais pela boca dos profetas. Os nomes apresentados no Evangelho resumem toda a história de Israel: Começa com Abraão e os Patriarcas, o momento mais glorioso, com a dinastia de David e, finalmente, depois do exílio na Babilónia. Os personagens quase todos desconhecidos culminam com Jesus.
Nesta genealogia são mencionadas mulheres. Das quatro mulheres que são recordadas (Ta mar, Raab, Rute, a mulher de Urias, e Maria), três levaram uma vida pouco «exemplar», ao passo que a última, a Mãe de Jesus, se destaca das precedentes e se caracteriza por uma espiritualidade excelsa.
Estas mulheres mencionadas por São Mateus foram introduzidas para demonstrar que Jesus veio salvar os pecadores. Ele não veio para ajudar os anjos, mas para ajudar a descendência de Abraão. Por isso teve que ser semelhante em tudo aos seus irmãos» (HB 2,11.14.16-17).
Os fariseus, julgando-se justos viviam separados e criticam Jesus por ele viver na companhia de pessoas impuras. Não conseguiram atingir o objetivo de Jesus: Libertar o homem do seu pecado e da sua angústia.
Peçamos ao Senhor a graça de olharmos continuamente as pessoas à maneira de Jesus Cristo.. Esta leitura, parecendo, à primeira vista, simples enumeração de nomes, é um testemunho eloquente da fidelidade de Deus à sua aliança com os homens. Ainda que estes O abandonem, Ele não os abandonará.
ORAÇÃO
(Colecta, Missa do dia)
Deus, Criador e Redentor do género humano, que no seio da bem-aventurada Virgem Maria quisestes realizar o grande mistério da Encarnação do Verbo, ouvi a nossa oração e concedei que o Vosso Filho Unigénito, feito homem como nós, nos torne participantes da Sua.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Jesus precisa de nós para continuarmos o seu projeto de paz e amor.
Ele quer a nossa ajuda para amar.
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/Cristo-quer-a-tua-ajuda-para-amar.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB