Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Maria disse: «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações. O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes. Aos famintos encheu de bens e aos ricos despediu de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência para sempre». Maria ficou junto de Isabel cerca de três meses e depois regressou a sua casa.
Palavra da salvação
+-+
REFLEXÃO
O Magnificat celebra a graça da libertação que Deus concedeu a Israel, pobre, humilhado, desprezado pelos povos vizinhos. Maria neste canto encarna a libertação do seu povo do qual ela é a protagonista virgem que dá à luz o Salvador.
Foi agraciada com a honra de participar do ato mais sublime de Deus em favor de sua criação e mesmo sem entender, obedece.
O criador mostra a preferência por aqueles que se reconhecem pequenos, como o fez Maria, que em vários momentos demonstra a sua servidão como principal traço de sua personalidade; uma servidão obediente diante dos mistérios de Deus.
«Dispersou os soberbos.» que não querem ver realizado o Reino de Deus; «Derrubou os poderosos de seus tronos.» os auto suficientes; «Exalta os humildes.» Faz surgir um mundo novo mudança radical do coração de todos, é o mundo novo em que já não existem os dominadores; «Aos famintos encheu de bens.» Onde a proposta de sociedade querida por Deus é acolhida, haverá pão em abundância. Toda a fome será saciada.
«Aos ricos despediu de mãos vazias.» Não é uma ameaça de condenação ao Inferno nem promessa de justas reivindicações sociais, mas anúncio de salvação: Deus fará desaparecer da terra quem acumula bens para si, explora o irmão e lhe rouba o alimento.
«Acolheu a Israel, seu servo», não porque o mereceu, e sim pelos sentimentos maternos que o Senhor sente pelo Seu povo necessitado.
Maria, pequena e humilde, parte da grandeza de Deus e, apesar dos seus problemas, permanece na alegria, porque em tudo confia no Senhor.
Lembra-nos que Deus sempre pode fazer maravilhas, se permanecermos abertos a Ele e aos irmãos”. Reconheçamos as graças que ao longo da vida recebemos e digamos como Nossa Senhora: O Senhor fez em mim maravilhas…
ORAÇÃO
Infundi, Senhor, a Vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do anjo conhecemos a encarnação de Cristo Vosso Filho, pela Sua Paixão e morte na Cruz alcancemos a glória da ressurreição.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
A minha alma glorifica ao Senhor
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/12/MAGNIFICAT-E-O-CANTO-DE-AMOR.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB