Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, os pastores dirigiram-se apressadamente para Belém e encontraram Maria, José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todos estes acontecimentos, meditando-os em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado. Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno.
Palavra da salvação.
+-+
REFLEXÃO
Maria, depois de receber a visita dos pastores, guarda no seu coração tudo que está acontecendo e aprofunda-o, colocando-o em relação entre eles («Meditando- -os»; v. 19), os factos e as palavras ouvidas.
Passados oito dias, Jesus é circuncidado (v. 21). Este rito constitui a agregação a Israel e é símbolo da aliança estipulada por Deus com Abraão. Com ela, Jesus torna-Se «escravo» da Lei (Gl 4,4) e recebe o nome anunciado a Maria (Lc 1,31) e explicado a José (MT 1,21): Jesus, isto é, «JHWH salva», Deus toma a seu cuidado o Seu povo.
O assombro pelo Menino nascido em Belém, anunciado pelos anjos e contemplado pelos pastores, passa de boca em boca num crescendo de admiração, de alegria e de louvor. O alegre anúncio suscita a festa entre os humildes (w. 18.20). Maria, a Mãe, silenciosa observa tudo e tudo guarda na memória do coração.
São muitos os temas que se cruzam neste primeiro dia do ano: o início de um novo ano, a solenidade da Maternidade de Santa Maria, Mãe de Deus, e Dia Mundial da Paz. A Solenidade da Mãe de Deus é um renovado momento de graça oferecido a todos nós para nos ajudar a aprofundar a contemplação do mistério da Encarnação
Fortalecidos com esta certeza de fé, somos impelidos, como os pastores do Evangelho, a anunciar aos irmãos a alegre notícia de que Deus se fez homem para tornar o homem participante da vida divina. O Salvador nascido de uma mulher, como nós – assumiu a nossa humanidade para nos dar a Sua glória. Somos filhos no Filho bendito, que é também a nossa paz.
Oração
Senhor nosso Deus, que, pela virgindade fecunda de Maria Santíssima, destes aos homens a salvação eterna, fazei-nos sentir a intercessão d’Aquela que nos trouxe o Autor da vida,Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Video Meditação
Ao ver o vídeo associemo-nos ao júbilo dos pastores e cantemos: Glória a Deus nas alturas e paz aos homens por Ele amados.
Pe. Abílio Nunes, SDB