Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Depois percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. A sua fama propagou-se por toda a Síria: traziam-Lhe todos os que estavam doentes, atingidos de diversos males e sofrimentos, possessos, epilépticos e paralíticos, e Jesus curava-os. Seguiram-n’O grandes multidões, que tinham vindo da Galileia e da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de Além-Jordão.
+-+
REFLEXÃO
A manifestação do reino de Deus começou a realizar-se na pessoa de Jesus. Pela sua pregação e pelas obras que fazia, Ele manifestava já que esse reino tinha chegado ao meio dos homens. Neste reino entra-se pela resposta de fé à palavra de Jesus, resposta que exige humildade, conversão, vida toda iluminada pela luz que Ele nos trouxe e que d’Ele para nós irradia.
O texto para a reflexão de hoje divide-se em duas partes. A primeira parte (Mt 4,12-17 )Cristo realiza a profecia de Isaias. Ele é a grande luz que chega a todos os povos e a todos os cantos da terra. Isaias 8,23,9,1… O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou. Mat 4, 23-25
Pela sua pregação e pelas obras que fazia, Ele manifestava já que esse reino tinha chegado ao meio dos homens. Neste reino entra-se pela resposta de fé à palavra de Jesus, resposta que exige humildade, conversão, vida toda iluminada pela luz que Ele nos trouxe e que d’Ele para nós irradia.
A segunda parte Mt 4, 23-25) descreve os começos da pregação de Jesus : O lugar da pregação, modalidade, sucesso….Começou a sua missão na Galileia, terra onde judeus e pagãos se misturavam, num sinal claro da universalidade da sua missão de apelo à conversão e de anúncio do Reino.
“convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. O reino dos céus é o próprio Jesus, que ainda hoje nos atrai e quer nos tirar das trevas da ignorância. A conversão do nosso coração sugere uma mudança de mentalidade e de comportamento e requer, como primeiro passo, a cura da nossa mentalidade mundana. O mundo oferece-nos uma vida ilusória e passageira, por isso não temos constância nas nossas realizações. Jesus, ao contrário, quer nos dar uma vida duradoura e abundante e nos atrai para que sejamos, primeiro do que tudo, libertos de toda a perturbação.
A Palavra de Deus é Palavra de salvação. Libertos, cheios de entusiasmo como Jesus, levamos ao mundo a Luz de Deus até os confins da terra.
ORAÇÃO
Iluminai, Senhor, os nossos corações
Com o esplendor da Vossa Divindade,
para que, através das trevas deste mundo,
Caminhemos com segurança para a pátria da luz eterna
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Era assim a maneira cativante de falar. E o reino entrava no coração dos pobres e simples. Com a sua vinda uma nova vida surgiu ….
Pe. Abílio Nunes, SDB