Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, estando Jesus em certa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Ao ver Jesus, caiu de rosto por terra e suplicou-Lhe: «Senhor, se quiseres, podes curar-me». Jesus estendeu a mão e tocou-lhe, dizendo: «Eu quero; fica curado». E imediatamente a lepra o deixou. Jesus ordenou-lhe que a ninguém o dissesse, mas acrescentou: «Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Cada vez se divulgava mais a fama de Jesus e reuniam-se grandes multidões para O ouvirem e serem curados dos seus males. Mas Jesus costumava retirar-Se em lugares desertos para orar.
Palavra da salvação.

Palavra da salvação.

+-+

REFLEXÃO

Esta passagem do Evangelho leva-nos a examinar a nossa consciência e perguntar  se realmente temos uma fé viva e dinâmica.

Jesus nunca recusou nenhuma ajuda às pessoas.  Aproximou-se dos rejeitados da sociedade judaica que recorriam a Ele. Ao contrário do povo da época de Jesus, que fugia ao ver um leproso, Jesus tocou no leproso que se aproximou dele e o curou.  Como sabemos, os leprosos eram excluídos da sociedade. Eram expulsos de suas casas e comunidades e abandonados à própria sorte… Não só não eram evitados, mas considerados “já mortos” até mesmo por seus familiares. A lei judaica proibia qualquer pessoa de tocar ou se aproximar de um leproso, para que não ocorresse contaminação ritual.

Este leproso fez algo notável. Aproximou de Jesus com confiança e humildade, esperando que Jesus o curasse. Jesus não apenas atende seu pedido, mas demonstra o amor pessoal, a compaixão e a ternura de Deus em seu toque físico… Jesus enfrentou a miséria do homem com compaixão e terna bondade. Ele comunicou o amor e a misericórdia de Deus com um sinal que falava mais eloquentemente do que palavras. Curou-o  não apenas fisicamente, mas também espiritualmente.

O Senhor pode curar-nos, libertar-nos do egoísmo, do medo, de tudo o que nos impede de amar e ser amado. Basta a força do nosso crer e querer que nos despertam para a oração. Sem oração, não podemos  aspirar a viver como Deus quer.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, inflamai o nosso coração com o vosso amor e limpai o nosso corpo, mente e espírito. Que nunca duvidemos do vosso amor, nem deixemos de falar aos outros sobre a vossa misericórdia e compaixão.

 

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Aprofundemos a nossa Fé com a mensagem do vídeo:

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/Lc-512-16-Poder-de-purificar.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB