Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a proclamar o Evangelho de Deus, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho». Caminhando junto ao mar da Galileia, viu Simão e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde comigo e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram -n’O. Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco a consertar as redes; e chamou-os. Eles deixaram logo seu pai Zebedeu no barco com os assalariados e seguiram Jesus.
+-+
REFLEXÃO
Depois de Jesus ter recebido o batismo no rio Jordão e ser ungido pelo Espírito, começou a proclamar o reino de Deus aos que o estavam preparados para recebê-lo. Jesus segue a mensagem de arrependimento de João e chama os discípulos a acreditar no evangelho: boas novas de paz (restauração do relacionamento com Deus – Efésios 6:15), de esperança (a esperança do céu e da vida eterna – Colossenses 1:23), da verdade (a palavra de Deus é verdadeira e confiável – Colossenses 1: 5)…
Receber o Reino nos nossos corações implica arrepender-se e acreditar. Arrepender-se significa mudar – mudar minha maneira de pensar, minha atitude, disposição e escolhas de vida para que Cristo possa ser o Senhor e Mestre de meu coração ao invés do pecado, egoísmo e ganância.
Quando Jesus pregou a mensagem do evangelho, chamou outros para serem seus discípulos e deu-lhes uma missão – “convidar pessoas para o reino de Deus”. Foram escolhidos entre as pessoas comuns que faziam coisas comuns, não tinham educação especial e nem vantagens sociais. Jesus queria pessoas comuns que pudessem assumir uma missão e fazê-la extraordinariamente bem. Escolheu-os, não pelo que eram, mas pelo que seriam capazes de se tornar sob sua direção e poder.
Quando o Senhor nos chama para servir, não devemos pensar que não temos nada a oferecer. O Senhor toma o que as pessoas comuns, como nós, podem oferecer e usa para a grandeza em seu reino.
Jesus comunica hoje a mesma mensagem: Anunciar o reino de Deus. Ele deseja que outros vejam a luz de Cristo em nós na maneira como vivemos, falamos e testemunhamos a alegria do evangelho.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, chamaste-nos pessoalmente pelo nome, assim como chamastes os vossos seus primeiros discípulos, Simão, André, Tiago e João. Ajudai-nos a acreditar na vossa palavra e a segui-la fielmente. Enche-nos com a alegria do evangelho para que sua luz possa brilhar através de nós aos destinatários da nossa missão.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
Somos chamados a ser discípulos e discípulas, missionários e missionárias para manifestar a grandeza da nossa missão, encarnando no mundo, nas culturas e na Igreja a proposta do Evangelho.
Interiorizemos o canto:
Senhor tu nos chamaste e nós vamos a ti …
Pe. Abílio Nunes, SDB