Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Jesus saiu de novo para a beira-mar. A multidão veio ao seu encontro, e Ele começou a ensinar a todos. Ao passar, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto de cobrança, e disse-lhe: «Segue-me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Encontrando-Se Jesus à mesa em casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam também a mesa com Jesus e os seus discípulos, pois eram muitos os que O seguiam. Os escribas do partido dos fariseus, ao verem-n’O comer com os pecadores e os publicanos, diziam aos discipulos: «Por que motivo é que Ele come com publicanos e pecadores?». Jesus ouviu e respondeu-lhes: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Os líderes religiosos criticaram Jesus por se relacionar com pecadores e cobradores de impostos como Levi. Os ortodoxos judeus evitavam escrupulosamente sua companhia, recusavam-se a fazer negócios com eles, recusavam-se a dar ou receber qualquer coisa deles, e evitavam qualquer forma de entretenimento com eles, incluindo comunhão à mesa. A relação de Jesus com pecadores chocou a sensibilidade desses judeus… Ao chamar Levi, que também era chamado de Mateus (ver Mateus 9: 9) para ser um de seus discípulos, Jesus escolheu um dos homens mais suspeitos - um cobrador de impostos.
Quando os fariseus criticaram o seu comportamento pouco ortodoxo ao comer com pecadores públicos, a defesa de Jesus foi bastante simples: Um médico não precisa visitar pessoas saudáveis; em vez disso, ele vai visitar os que estão doentes.
Jesus declarou sua missão em termos inequívocos: Não vim chamar os justos, mas sim os pecadores. Ironicamente, os ortodoxos eram tão necessitados quanto aqueles que desprezavam. Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23).
Agradeçamos ao Senhor a grande bondade e misericórdia que ele tem demonstrado para connosco Assim como foi à casa de Mateus e comeu com os pecadores, seus amigos, Ele também se dispõe a entrar na nossa casa e quer salvar a nossa família, mesmo aqueles(as) a quem nós mesmos consideramos “perdidos”. Ele hoje quer entrar na nossa casa pelo nosso testemunho de vida, dos nossos gestos concretos de amor quando assumimos a Sua Palavra, vivenciando o perdão, a misericórdia, a compreensão, a concórdia, a paz e a união…
ORAÇÃO
Senhor Jesus, nosso Salvador, recorremos a Vós: Aquece nossos corações frios , purifica-os com o vosso sangue precioso. Fortalece o nosso coração com Espírito alegre. Preenche nossos corações vazios com vossa presença divina.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
De cobrador de impostos a Apóstolo de Jesus
Jesus veio para os pecadores… Um médico não precisa visitar pessoas saudáveis; em vez disso, ele vai visitar os que estão doentes.
Nós também precisamos de cura…
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/Em-casa-de-Mateus.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB