Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quem vos der a beber um copo de água, por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa. Se alguém escandalizar algum destes pequeninos que crêem em Mim, melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma dessas mós movidas por um jumento e o lançassem ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de pecado, corta-a; porque é melhor entrar mutilado na vida do que ter as duas mãos e ir para a Geena, para esse fogo que não se apaga. E se o teu pé é para ti ocasião de pecado, corta-o; porque é melhor entrar coxo na vida do que ter os dois pés e ser lançado na Geena. E se um dos teus olhos é para ti ocasião de pecado, deita-o fora; porque é melhor entrar no reino de Deus só com um dos olhos do que ter os dois olhos e ser lançado na Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga». Na verdade, todos serão salgados com fogo. O sal é coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temperá-lo? Tende sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
O evangelho de hoje apresenta-nos várias máximas de Jesus que visam apresentar as condições de acesso e permanência na comunidade do reino de Deus mediante o seguimento de Cristo. Seguir Jesus exige uma radicalidade de vida, de decisão e de acção; é colocar amor em cada gesto, até um simples copo de água, conta…é ser sal, instrumento de paz e de alegria, de um novo modo de viver, no mundo.
Para entrar no reino de Deus há que fomentar a caridade com os irmãos, atender os mais débeis, evitando-lhes escândalos.
Vivendo em espírito de amor serviçal aos outros, renunciando ao próprio egoísmo, à ambição de poder e à vontade de domínio, florescerão a unidade e a paz. Tal é o fruto da revolução do amor. A vida comunitária que constitui a vida cristã, quando se desenrola de acordo com as delicadas exigências do amor fraterno, é um verdadeiro sacrifício que Deus aceita. Assim nos convertemos em vítimas agradáveis a ele.
Por isso S. Paulo entendia toda a vida do cristão como culto pessoal: “Exorto-vos, irmãos, a oferecer os vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus; este é o vosso culto espiritual. ” (Rm 12, IS).
Na comunidade cristã, a vida de relação é de importância fundamental. Os outros são sempre o nosso “Próximo”, mesmo quando distantes. Por isso, eles hão-de ser sempre o objeto do nosso amor, que os há-de socorrer nas dificuldades e nunca deixar que sejam por nós, de qualquer modo, ofendidos. O escândalo é sempre pecado contra o amor devido ao próximo.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, vós dissestes no vosso evangelho que um copo de água não ficará sem recompensa, pois o que fazemos aos outros acaba em vós. Ensina-nos a viver em fraternidade como quereis progredindo de tal modo na atitude de serviço e renúncia que possamos viver em paz com todos os irmãos.
CANTO DE MEDITAÇÃO
O mandamento do Amor sintetiza toda a vida do Cristão: dou-vos um mandamento novo , que vos ameis uns aos outros como eu vos amei
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/02/DOU-VOS-UM-MANDAMENTO-NOVO.mp3
Pe. Abílio Nunes, SDB