EVANGELHO

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Aquele que vem do alto está acima de todos; quem é da terra, à terra pertence e da terra fala. Aquele que vem do Céu dá testemunho do que viu e ouviu; mas ninguém recebe o seu testemunho. Quem recebe o seu testemunho confirma que Deus é verdadeiro. De facto, Aquele que Deus enviou diz palavras de Deus, porque Deus dá o Espírito sem medida. O Pai ama o Filho e entregou tudo nas suas mãos. Quem acredita no Filho tem a vida eterna. Quem se recusa a acreditar no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele».

REFLEXÃO

Esta passagem faz continuação à conversa de Jesus com Nicodemos. São verdadeiras catequeses sobre o mistério da pessoa de Jesus, a sua origem, a sua relação com o Pai, a sua missão. A terra é o mundo dos homens com as suas limitações, as suas carências, até a sua cegueira que os impede de ver a luz de Deus; o Céu é o mundo de Deus, donde nos vem Jesus, o Filho, para tornar os homens participantes da sua vida divina e os conduzir ao Pai. Mas quem aceitará o seu testemunho?

É amor a relação entre Pai e Filho e, portanto, plena garantia de tudo (w. 34-35). É necessário que em todo momento e circunstância nos esforcemos por ter o pensamento de Deus, ambicionemos ter os mesmos sentimentos de Cristo e aspiremos a olhar os homens e às circunstâncias da mesma forma que vemos o Verbo feito homem.

Cada pessoa tem a possibilidade de viver em plenitude a sua vida, a partir da realidade terrena até ao outro mundo ou de fechar-se a essa extraordinária oportunidade.

«Acreditar no Filho» quer dizer ter vida eterna, significa que o dia do Juízo não pesa em cima do crente porque já foi julgado e com um juízo favorável; no entanto, «Aquele, porém, que se recusa a crer no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele» (Jo 3,36)…, enquanto não acredite.

O Evangelho convida-nos a deixar de ser homens que só falam de coisas mundanas, para falar e mover-nos como «Aquele que vem do alto» (Jo 3,31), que é Jesus. Ele é o caminho, verdade e a vida! Conversemos com Ele. Reconheçamos que foi Deus quem enviou Jesus para levar à plenitude toda a obra de salvação. Agradeçamos a Deus por sermos batizados. É pelo Batismo que a nossa vida é testemunho da morte e ressurreição de Jesus.

 

ORAÇÃO

Senhor Jesus, que amastes tudo e todos desde sempre, fazei penetrar esta inspiração de beleza e de bondade na vida de cada ser humano que povoa o nosso planeta para sermos construtores de uma sociedade de amor. Que o Senhor nos dê a capacidade de amar

Pe. Abílio Nunes, sdb