EVANGELHO

Quando Judas saiu do Cenáculo, disse Jesus aos seus discípulos: «Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus foi glorificado n’Ele. Se Deus foi glorificado n’Ele, Deus também O glorificará em Si mesmo e glorificá-l’O-á sem demora. Meus filhos, é por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como Eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros».

 

REFLEXÃO

Jesus, aceitando ser atraiçoado e entregue à morte para a salvação dos homens, cumpre a missão que recebera do Pai Continuará no meio de seus discípulos pelo amor com que os amou e deixa-lhes  uma herança. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros (Jo 13, 34).

Este anúncio é nos dado num contexto pascal, para nos dizer que é da Páscoa de Cristo que floresceu toda novidade. Cristo ressuscitou… Por isso somos homens novos, criadores de uma história, construtores de uma nova civilização

O amor recíproco, ajustado ao amor do Mestre, é o distintivo dos verdadeiros cristãos: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13, ). O amor de que Jesus fala é o amor que acolhe, que se faz serviço, que respeita a dignidade e a liberdade do outro, que se faz dom total (até à morte) para que o outro tenha mais vida.

A proposta cristã resume-se no amor. O amor é o distintivo, que nos identifica… Que em nossos gestos as pessoas possam descobrir a presença do Amor de Deus no mundo!

É este amor que torna a Igreja, esta «nova» comunidade de Deus com os homens, uma comunidade distinta de todas as comunidades humanas e um sinal do «mundo novo», onde só se fala uma linguagem – a do amor.

 

ORAÇÃO

Ó Deus, que em Cristo vosso Filho renovais os homens e as coisas, fazei que acolhamos como estatuto da nossa vida o mandamento da caridade para Vos amarmos e aos irmãos como Vós nos amais, e assim manifestarmos ao mundo a força renovadora do vosso Espírito.

 

Pe. Abílio Nunes, sdb