Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, quando Jesus ia a sair de Jericó com os discípulos e uma grande multidão, estava um cego, chamado Bartimeu, filho de Timeu, a pedir esmola à beira do caminho. Ao ouvir dizer que era Jesus de Nazaré que passava, começou a gritar: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim». Muitos repreendiam-no para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem piedade de mim». Jesus parou e disse: «Chamai-o». Chamaram então o cego e disseram-lhe: «Coragem! Levanta-te, que Ele está a chamar-te». O cego atirou fora a capa, deu um salto e foi ter com Jesus. Jesus perguntou-lhe: «Que queres que Eu te faça?». O cego respondeu-Lhe: «Mestre, que eu veja». Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou». Logo ele recuperou a vista e seguiu Jesus pelo caminho.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Um mendigo cego está sentado à beira do caminho, com o seu manto estendido para recolher esmolas. Chama-se Bartimeu. Ao saber que Jesus se aproximava, começou a gritar tão alto quanto podia, para se ouvir no meio do rumor da multidão: «Jesus, Filho de David, tem piedade de mim».
Cristo detém-se, manda-o chamar e pergunta: «Que queres que Eu te faça?». «Mestre, que eu veja», respondeu. Jesus disse-lhe: «Vai: a tua fé te salvou».
A cegueira e a vista são símbolos da descrença e da fé, respectivamente. Contudo, em maior ou menor grau, todos estamos reflectidos em Bartimeu um sinal da humanidade decaída, necessitada de luz, alegria e salvação de Deus. Por isso Jesus aproxima-Se dele e cura-o.
Bartimeu é também um modelo de fé decidida e tenaz, que reconhecendo a sua limitação, deita fora a capa e, com um salto, aproxima-se de Jesus.
Como no caso do cego Bartimeu, a fé equivale a estrear uns olhos novos para ver a vida, o mundo e os homens na perspetiva de Deus,
A fé é a grande sabedoria do alto, porque com a fé vêem-se as coisas, a vida e as pessoas com outros critérios, os de Deus e não os do homem terreno.
Crer para ver e amar para crer. Eis os dois tempos de um mesmo ritmo. Claro que, para conseguir isto, teremos de repetir com frequência a oração de fé do cego do caminho: Senhor, que eu possa ver, que Te veja presente no curso da vida, nos homens e nos factos diários para descobrir os sinais da tua presença e do teu chamamento amoroso.
Oração
Faz, senhor, que a vossa palavra e amor despertem a nossa fé, curando a nossa cegueira inata, para poder ver tudo na vida, com os olhos novos que nos dá essa fé: os critérios de Jesus. Assim poderemos segui-l ’O sob o impulso e a força da tua ternura,como homens e mulheres novos, renascido pelo teu Espírito.
Video de meditação
Nas trevas deste mundo surgiu a verdadeira luz, Cristo
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/1016Senhor-tu-esa-luz.mp3
Pe. Abílio Nunes, SDB