Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?». Jesus disse-lhes: «Por certo Me citareis o ditado: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum». E acrescentou: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.

 

REFLEXÃO 

Esta passagem evangélica continua a proclamada no domingo passado. Escutámos o projeto de Jesus: libertar aos cativos, devolver a vista aos cegos, anunciar a boa nova aos pobres (Lc 4,18-19).

A proposta   de Jesus surpreende e divide os ouvintes. Desde o início da atividade pública de Jesus a sua missão é causa de conflito e este vai crescendo lenta e gradualmente até o conduzir à morte.

Deus oferece-nos no “hoje, aqui e agora” a permanente   salvação para ser acolhida «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

O povo de Nazaré rejeita-o porque não conseguem enxergar no filho de carpinteiro o Messias prometido. Como seria possível uma pessoa humilde e pobre como eles esconder o poder de Deus, um Deus diferente um Deus que escolhe se fazer presente na fragilidade e pequenez humana?  Este Deus quer ser aceite não pelos sinais miraculosos mas pela fé, confiança e entrega à sua pessoa.

Ofendidos com as palavras de Jesus, os ouvintes reagem violentamente: “Levantaram-se, e expulsaram Jesus da cidade”, e tentam precipitá-lo de um monte. Mas nada pode parar ao Filho de Deus na sua missão: “Jesus, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho”.

Sigamos o exemplo de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Promovamos gratuitamente a paz, a libertação e a reconciliação. Jesus veio para todos e está no meio de nós. O amor não tem preço, a única exigência de Jesus, é ter o coração puro, simples e aberto.

 

ORAÇÃO

Espírito Santo Paráclito, concedei-nos o dom do entendimento, para que possamos compreender corretamente a vossa Palavra para nossa vida.

Dai-nos a capacidade de tratar o próximo com amor, misericórdia e paz.

 

VÍDEO MEDITAÇÃO

A mensagem de Jesus na Sinagoga de Nazaré

https://www.eelmoh-dictof.com/jesusnasinagoga/

 

Pe. Abílio Nunes, SDB