EVANGELHO
onde reclinar a cabeça». Depois disse a outro: «Segue-Me». Ele respondeu: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Disse-lhe Jesus: «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus». Disse-Lhe ainda outro: «Seguir-Te-ei, Senhor; mas deixa-me ir primeiro despedir-me da minha família». Jesus respondeu-lhe: «Quem tiver lançado as mãos ao arado e olhar para trás não serve para o reino de Deus».
REFLEXÃO
Jesus toma a resolução de subir a Jerusalém, para aí sofrer a paixão. Ele sabia que estava se aproximando a hora em que iria se concretizar o plano de congregar todos os povos e promover a unidade do Amor de Deus no vínculo da paz.
Os discípulos não entendiam a sua perspetiva de vida e por isso perante a recusa dos samaritanos em acolherem Jesus quiseram, então, mostrar força e poder valendo-se dos dons que Ele possuía.
No entanto, o pensamento de Jesus era completamente diferente do que o mundo pregava e a Sua justiça era diversa do que imaginavam os Seus discípulos.
Dessa forma, Jesus repreendeu aos discípulos que pretendiam pedir fogo do céu para destruir os samaritanos, seus inimigos, mostrando que a caridade deve prevalecer em todas as nossas ações.
Esta atitude de Jesus deve levar-nos a pensar sobre o valor para a nossa vida quando nos depararmos com as pessoas que não nos aceitam ou recusam a nossa companhia. Passar adiante evitando o confronto é o melhor que podemos fazer.
Para abraçar seu estilo de vida e missão, o mestre coloca três exigências: viver sem nenhuma segurança • “As raposas têm tocas, e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”; deixar para trás tudo o que seja escravidão ou morte, a nível pessoal e social «Deixa que os mortos sepultem os seus mortos; tu, vai anunciar o reino de Deus»; e finalmente segui-lo radicalmente cortando totalmente com o passado • “Quem põe a mão no arado e olha para trás não serve para o Reino de Deus
ORAÇÃO
Senhor Jesus Cristo que vos encaminhaste decididamente pelo caminho da Cruz sem murmurar, dai-nos o vosso Espírito para sermos sinal de salvação para todos os povos
Pe. Abílio Nunes, sdb