Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, veio ter com Jesus um leproso. Prostrou-se de joelhos e suplicou-Lhe: «Se quiseres, podes curar-me». Jesus, compadecido, estendeu a mão, tocou-lhe e disse: «Quero: fica limpo». No mesmo instante o deixou a lepra e ele ficou limpo. Advertindo-o severamente, despediu-o com esta ordem: «Não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela tua cura o que Moisés ordenou, para lhes servir de testemunho». Ele, porém, logo que partiu, começou a apregoar e a divulgar o que acontecera, e assim, Jesus já não podia entrar abertamente em nenhuma cidade. Ficava fora, em lugares desertos, e vinham ter com Ele de toda a parte.
+-+
REFLEXÃO
Jesus socorre aqueles que se aproximam d’Ele com fé viva. Ninguém foi abandonado por Ele. Até os intocáveis e rejeitados da sociedade judaica encontraram ajuda nele. Ao contrário do povo da época de Jesus, que fugia ao ver um leproso, Jesus tocou no leproso que se aproximou dele e o curou. Os leprosos eram excluídos da sociedade de suas casas e comunidades e abandonados à própria sorte. Não somente eram evitados mas considerados “já mortos” até mesmo pelos seus familiares. A lei judaica proibia qualquer pessoa de tocar ou se aproximar de um leproso, para que não ocorresse contaminação O leproso era pura e simplesmente marginalizado, totalmente desprezado e esquecido…
O leproso, de que nos fala hoje o Evangelho, não se resigna à sua sorte e acode com confiança e humildade a Jesus, que o reabilita. Jesus não atendeu apenas o seu pedido, mas demonstrou o amor pessoal, a compaixão e a ternura de Deus tocando-o fisicamente. O conhecimento médico de sua época teria considerado esse contato como um grave risco de infeção. Jesus enfrentou a miséria do homem com compaixão e bondade.
A grande novidade trazida pelo profeta da Galileu é do amor sem fronteiras. 0 amor não discrimina ninguém. Cristo não tinha aceção de pessoas… Por isso, teve pena do leproso e curou-o…
Hoje, o amor existe em tantas mãos tocando a dor do mundo. Através delas, Cristo continua a dar a vista aos cegos, a curar os leprosos, a ressuscitar os mortos…
Só quem sofre é capaz de entender o sofrimento dos outros.
REFLEXÃO
Senhor Jesus, inflamai o nosso coração com o vosso amor e limpai o nosso corpo, mente e espírito. Permiti que nunca duvidemos do vosso amor, nem deixemos de falar aos outros sobre a vossa misericórdia e compaixão.
O canto e as imagens falam do milagre do AMOR… Semeemos o amor se quisermos ser felizes
Ao amor que te arrasta não perguntes
https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/Aoamorqutearrasta-.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB