Evangelho (Mc 4,21-25)

Naquele tempo, Jesus disse à multidão:
21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?
22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.
23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”.
24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais.
25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

 

Reflexão

A Vida é uma Estrada somente de ida, cada minuto que passa é um minuto que não volta. Por isso devemos assumir-nos como Peregrinos do Transcendente, da Cultura e do Convívio.
Ligando-nos ao mistério da nossa existência – somos Peregrinos do transcendente tentando desvendar o mistério do autor e dono da nossa vida DEUS.
Consultando os arquivos do nosso passado – a nossa memória cultural Somos Peregrinos da Cultura.
Como seres sociais partilhamos a mesma sorte com os nossos irmãos: Peregrinos do Convívio.

A nossa felicidade (Jo 10,10) depende essencialmente da capacidade de receber inspirações (a Luz da Palavra de Deus) e o sincero desejo de as partilhar com os nossos irmãos. 

21Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?

A imagem da luz e da lâmpada servem para nos explicar muito sobre o reino de Deus. Como antigamente e ainda hoje permitem que as pessoas vejam e trabalhem no escuro e evitem tropeçar ou se perder. Os judeus também entendiam “luz” como uma expressão da beleza interior, verdade e bondade de Deus. Muitas passagens das Escrituras do Antigo Testamento descrevem como a luz de Deus nos guia e nos ajuda a crescer em nosso conhecimento dEle e de sua verdade e sabedoria para nossas vidas. Em sua luz, vemos a luz (Salmo 36: 9). Sua palavra é uma lâmpada que guia nossos passos.

Somos portadores da luz da verdade e do amor de Deus. A verdade não pode permanecer oculta, suprimida ou destruída.

22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto.

Degrau a degrau, desafio a desafio o Esforço compensará e a Vitória será certa  se confiarmos no poder do auxílio divino testemunhado na caridade com os nossos irmãos e no constante esforço de retirarmos o “Eu” do nosso trono para aí deixarmos reinar Deus, convictos que receberemos a nossa recompensa correspondente à força do nosso crer e querer 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais.

 

— Oração —

Senhor Jesus, enche nosso coração e mente com a luz da vossa Palavra para podermos ver os vossos caminhos e cumprir a vossa vontade …

P. Abílio Nunes, Salesiano