Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’.

Palavra da salvação.

REFLEXÃO 

Celebramos hoje a  memória de  Timóteo e Tito, discípulos e colaboradores do apóstolo Paulo, nas  Igrejas de Éfeso e de Creta, respectivamente.
Segundo Papa Bento XVI, Timóteo e Tito “ensinam-nos a servir o Evangelho com generosidade, sabendo, porém, que isso também comporta um serviço à própria Igreja”.
Como outrora no tempo de Jesus e depois como Timóteo e Tito , e hoje , os pregadores do Evangelho são outros tantos precursores do Senhor, porque vão à sua frente a preparar-Lhe o caminho. A sua missão é a daqueles que são enviados; por isso, não vão em nome próprio. O seu anúncio é de paz; por isso, ele só pode ser escutado por homens de paz. O seu trabalho não é para seu proveito; por isso, não procurarão os seus interesses, mas os do reino de Deus, que chegará até através desse mesmo trabalho.
Esta passagem da Sagrada Escritura (Lc 10, 1-9) não é uma crónica de um fato histórico mas sim uma catequese acerca da identidade e da totalidade dos discípulos de Jesus de Nazaré, simbolizados no número 72, os que outrora, ao longo dos tempos e hoje aderiram ao projeto de salvação.
Pertença deste grupo desde o dia do nosso batismo, comprometemo-nos a trabalhar como colaboradores no seu Reino, vivendo em Comunhão com Ele, para Ele e Nele percorrendo o autêntico caminho da felicidade sintetizada  na mensagem “Vim para que tenham a vida e a tenham em abundância”  (Jo 10,10).
Peregrinos do Transcendente a caminho da Pátria Celeste carreguemos com amor a nossa Cruz dolorosa mas gloriosa.  Cada sexta feira santa esconde uma Páscoa florida da Ressurreição. Com a bandeira da FÉ respiremos a alegria de viver e deixemos o Divino Espírito Santo orientar todas nossas atividades ao longo de cada dia da nossa existência.

ORAÇÃO

Divino Espírito Santo dá-nos força, paciência e compreensão para podermos viver e irradiar a paz, contribuindo para a chegada de Jesus aos corações de todos os homens. Amém!

VIDEO DE MEDITAÇÃO 

Recordemos o convite nos é feito no final de cada celebração eucarística : Ide  em Paz …para evangelizar

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2022/01/iDE-E-ENSINAI.mp4

Pe. Abílio Nunes, SDB