Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

 

— Reflexão

Jesus veio revolucionar a história  ao criar uma nova relação com o crente : O homem não é um lobo para outro homem, ou o simples companheiro mas é meu irmão.. ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’  Antes  o próximo para o Israelita  significava  no livro do Levítico (19,18) o parente e compatriota e inimigo era o  pagão e o estranho. Jesus acaba com a  tradição  dos rabinos e vai mais além. “Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam e rezai pelos que vos perseguem e caluniam”

Ao dizer próximo  Jesus refere-se a toda a pessoa sem distinção de raça, cor, país. ..Com Jesus e os seus seguidores , já não há senão irmãos, todos filhos do mesmo Pai, Deus (cf Lc 6,27ss).“Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito”.

Visto à luz da sabedoria do mundo, esta norma de Jesus pode parecer um programa irrealizável  Se bem que  se torna difícil negar-se a si próprio como seres humanos – torna-se difícil esquecer –  o importante é não guardar no  coração sentimentos de ódio, rancor ou agressividade, e menos ainda, o prazer da vingança.

Perdoar, sim; amar efetivamente  mas  afetivamente só de verdadeiro santo . Jesus propõe-nos como ideal o seu exemplo  Ele morreu perdoando aos seus inimigos, e muitos outros cristãos através da história seguiram os seus passos.: fazer o bem ao inimigo, rezar por ele, respeitá-lo sempre como pessoa e como irmão, filho também de Deus

 

— Oração

Deus Pai bondoso, fazei-nos semelhantes a Vós para podermos revelar o vosso amor a todos.

Livrai-nos, Senhor, do amor calculista e interesseiro sermos capazes de dar a fundo perdido e sermos testemunhas do teu Reino.

 

— Canto de Meditação

Respondemos na Eucaristia ao apelo do celebrante “Corações ao alto” … Ele está em Deus  cantemos com entusiasmo:

Dá-nos um coração grande para amar, dá-nos um coração forte para lutar.

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/06/Da-nos-um-coracao-grande-para-amar.mp4

 

Pe. Abílio Nunes, SDB