EVANGELHO
Naquele tempo, havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos.
O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo.
Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor.
Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura».
Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».
REFLEXÃO
Os anjos, mensageiros de Deus aparecem inúmeras vezes na Bíblia, representam a voz e presença de Deus protetor. Com as Aparições do Anjo aos três pastorinhos de Fátima, em 1916, a devoção ganhou maior relevo em Portugal. Por iniciativa do Papa Pio Xll foi introduzida a memória de hoje – o Anjo de Portugal – no nosso Calendário Litúrgico.
Como bons portugueses e filhos de Deus agradecidos por dádiva divina tão grandiosa, vamos impetrar, junto do Senhor, por intermédio do mesmo Anjo, todas aquelas Bênçãos de que Portugal tanto precisa na hora que passa.
O texto escolhido fala-nos dos Anjos do Natal. A glória de Deus que em Israel se se manifestou aos pastores de Israel Deus manifesta-se aos simples e humildes pastores de Fátima.
A verdade mais profunda do nascimento de Jesus é anunciada pelo anjo da força e da presença de Deus no meio dos homens, “Nasceu-vos o Salvador” (2, 11).
Aparece aos pastores, seres marginais. A eles, e a todos os humildes da terra, é dirigida a mensagem da verdade salvadora: “Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor” (v. 11).
Também em Portugal, apareceu um anjo três vezes aos Pastorinhos de Fátima no ano 1916.
O Anjo de Portugal, em Fátima, falou-nos do próprio Mistério de Deus – o Mistério da Santíssima Trindade, da presença real de Jesus em todos os Sacrários da Terra, da necessidade da penitência e oração.
Tal como o anjo falou aos pastores naquela noite, também hoje nos fala na nossa escuridão: não temamos e vivamos a alegria da mensagem de Fátima e recitemos continuamente a oração ao Anjo de Portugal
Oração ao Anjo de Portugal
Santíssima Trindade, Pai, Filho, Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido.
E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores.
Pe. Abílio Nunes, sdb