Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Quando Jesus Se manifestou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, amas-Me tu mais do que estes?».
Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros».
Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?».
Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas».
Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?».
Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo».
Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas».
REFLEXÃO
A Igreja católica celebra nesta terça-feira (11) a festa litúrgica de São João XXIII, canonizado no dia 27 de abril de 2014.
Conhecido como o “Papa Bom”, convocou o Sínodo Romano, instituiu a Comissão para a revisão do Código de Direito Canónico, convocou o Concílio Ecuménico Vaticano II. Morreu na tarde do dia 3 de Junho de 1963 no quinto ano do seu pontificado. Foi canonizado no dia 27 de Abril de 2014 pelo Papa Bento XVI.
Escolhemos, por isso a meditação do Evangelho Jo 21, 15-17 da Missa da Memória pelo carisma dos dois Representantes de Cristo na terra. Jesus tem feito através dos tempos a mesma pergunta a todos os Papas da Igreja que hoje fez a Pedro. Amas-me? E a resposta terá de ser sempre Bem sabes que te amo.
Pedro realizou o que desejava: Eu darei a minha vida por ti! (Jo 13, 37). E também: Ainda que eu tenha de morrer contigo, não te negarei! (Mt 26, 35; Mc 14, 31
Pedro e João XXIII testemunharam ao mundo, em épocas diferentes, que a nossa honra e glória está em dar a nossa vida por Cristo
¨O Bom Papa João ¨. Grande iluminado João XXIII. Sua lucidez, sensibilidade, diligência e grandeza em benefício da Humanidade foram excepcionais . Com o Concílio Vaticano II abriu a Instituição para ares mais humanos, mais conciliadores. O Papa João XXIII foi um Verdadeiro Apóstolo de Cristo!
Mediante este abandono quotidiano à vontade de Deus, o futuro Papa João viveu uma purificação que lhe permitiu desapegar-se completamente de si mesmo e de aderir a Cristo, deixando assim emergir aquela santidade que a Igreja depois reconheceu oficialmente.
ORAÇÃO
Deus omnipotente e eterno, que no papa São João XXIII, fizestes resplandecer em todo o mundo a imagem viva de Cristo, bom pastor, concedei-nos, pela sua intercessão, a graça de difundir com alegria
a plenitude da caridade cristã.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
João XXIII conseguiu “chegar ao coração de pessoas tão diversas, incluindo muitos não cristãos” : Em toda a sua vida respirou uma paz natural, serena, cordial.
Este pequeno vídeo extraído e modificado do filme João XXIII, o Papa Bom – HD Youtube) reflete o seu testamento espiritual para toda a humanidade….
Pe. Abílio Nunes, SBD