Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”

+-+-+

 REFLEXÃO
Jesus adverte-nos hoje : «Nem todo aquele que Me diz “Senhor, Senhor” entrará no Reino do Céu; só entrará aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está no Céu.» 

Para tornar esta asserção compreensível apresenta-nos a Parábola de dois personagens: o primeiro, sábio, constrói a sua casa sobre a rocha; o segundo, insensato, edifica-a sobre a areia. A obra de ambos é posta à prova pela chuva, pelas torrentes que transbordam, pelos ventos impetuosos. Mas só a casa edificada sobre a rocha resiste ao ímpeto das águas e das tempestades. 

A vida de cada homem pode comparar-se a essa construção. Só quem projecta a sua vida com perspicácia, desde os alicerces, manterá estabilidade diante de Deus. É decisivo, neste sentido, não se limitar a escutar as palavras de Jesus, mas é necessário dar-lhe um seguimento concreto. Quem se limita a uma simples escuta, coloca-se noutro alicerce. Jesus adverte, porém, que qualquer outro alicerce é areia e não oferece apoio duradouro. Uma vida fundada na areia está destinada a ruir. 

Confiar é crer em alguém, sem nenhuma outra garantia que não seja a sua palavra, uma palavra que porventura não é óbvia, nem se pode analisar, mas é a sua.
O pecado é a opção de não confiar em Deus, é julgar poder gerir a sua vida e alcançar a felicidade fora ou contra o seu projeto, é escolher construir sozinho o próprio destino.
Esta decisão ofende a Deus, porque menospreza o Seu amor; equivale a ver nas Suas palavras paternas não indicações para o bem, mas obstáculos, e Ele mesmo um concorrente ciumento da nossa felicidade.(5)

VÍDEO DE MEDITAÇÃO
Aprendamos a lição através deste singelo vídeo
https://www.eelmoh-dictof.com/casanaareienarocha/

ORAÇÃO
Deus Todo-poderoso e eterno, cuja providência não se engana em seus decretos, humildemente Vos suplicamos: afastai de nós todos os males e concedei-nos todos os bens.

Pe. Abílio Nunes, SDB