Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, a multidão afluía aos milhares, a ponto de se atropelarem uns aos outros. E Jesus começou a dizer, em primeiro lugar para os seus discípulos: «Acautelai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada encoberto que não venha a descobrir-se, nem há nada oculto que não venha a conhecer-se. Por isso, tudo o que tiverdes dito às escuras será ouvido à luz do dia e o que tiverdes dito aos ouvidos, nos aposentos interiores, será proclamado sobre os telhados. Digo-vos a vós, meus amigos: Não temais os que matam o corpo e depois nada mais podem fazer. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: Temei Aquele que, depois de matar, tem poder para lançar na Geena. Sim, Eu vos digo, a Esse é que deveis temer. Não se vendem cinco passarinhos por duas moedas? Contudo, nenhum deles é esquecido diante de Deus. Mais ainda, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Valeis mais do que todos os passarinhos».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Jesus avisa os discípulos: “Acautelai-vos do fermento – isto é, da hipocrisia – dos fariseus”. E em seguida entrou noutro tema: falar abertamente e sem temor. A sua palavra difundir-se-á amplamente graças aos seus discípulos que continuarão a sua missão, recebida dele.
Esta missão não foi fácil para o próprio, nem para os apóstolos nem para os cristãos de hoje. As ameaças e perseguições foram, são e serão uma constante na história do Cristianismo. Por isso Jesus previne-os : “Meus amigos, não tenhais medo dos que matam o corpo, mas não podem fazer mais… Temei o que pode matar e depois lançar ao fogo”.
Deus comporta-se com os homens como um pai que cuida dos seus filhos em todos os detalhes. Se ele não se esquece de uns passarinhos que valem dois asses, muito menos dos seus filhos os homens. “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Portanto, não tenhais medo, pois valeis mais que muitos pardais”.
O Evangelho de hoje (Lc 12, 1-7) adapta-se à de Santa Teresa de Jesus cuja memória celebramos hoje (1515/1582). Entrou na Ordem das Carmelitas, onde revelou uma grande piedade e teve revelações místicas. Querendo reformar a Ordem teve de sofrer muitas tribulações, mas tudo suportou com coragem invencível. Soube viver num mundo adverso e manter-se firme e confiante entre as contrariedades da vida. Escutou o Evangelho; Confessou Cristo sem cobardia que lhe disse como aos discípulos de outrora: “Não temais!” Pois, se o Senhor está connosco! Quem contra nós?
ORAÇÃO
Damos-te graças, Senhor Jesus, porque pensaste em nós como testemunhas do vosso evangelho e do vosso amor.
Confiados na vossa palavra e na força do teu Espírito, queremos demonstrar que te conhecemos e te amamos.
Tanto na adversidade como na vida diária adotaremos um estilo simples, alegre e serviçal, para poder testemunhar a nossa fé e a nossa esperança à base de compreensão, entrega, solidariedade e comunhão devida e destino com os nossos irmãos os homens.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
É na Palavra do Senhor que nos devemos apoiar todos os dias da nossa vida.
https://www.eelmoh-dictof.com/videos/SALMO18Senhortenspalavrasdevidaeterna.mp3
Pe. Abílio Nunes, SDB