Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e começou a enviá-los dois a dois. Deu-lhes poder sobre os espíritos impuros e ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser o bastão: nem pão, nem alforge, nem dinheiro; que fossem calçados com sandálias, e não levassem duas túnicas. Disse-lhes também: «Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. E se não fordes recebidos em alguma localidade, se os habitantes não vos ouvirem, ao sair de lá, sacudi o pó dos vossos pés como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e pregaram o arrependimento, expulsaram muitos demónios, ungiram com óleo muitos doentes e curaram-nos.
— Reflexão —
A missão continua com os Apóstolos
O Evangelista em Mc 6, 7-13 descreve a missão dos “Apóstolos”.
‘Enviado’ ao mundo para testemunhar e anunciar o Reino por Ele iniciados. Eles e os seus continuadores levarão a todos os homens a Palavra de Jesus, para que também eles venham a tomar parte no reino de Deus. Pobres, indefesos e sem apoios humanos confiam totalmente em Deus.
Cada um de nós é chamado a seguir Jesus. Segui-lO é receber a força do seu Espírito para corajosamente defender os mesmos valores que O sustiveram ao longo da sua vida, paixão e morte.
Ele ama-nos, conhece bem a cada um de nós e quer entrar em intimidade connosco para termos o poder de ajudar os demais, a confiança de que o Seu Espírito nos acompanha e zela por nós.
No cumprimento da missão, os apóstolos hão estar pronto a dar própria vida. João de Brito cuja festa a Igreja celebra hoje deu a vida como supremo testemunho da Verdade que anunciava.
— Oração —
Pai Santo, Vós quisestes que o vosso Filho continuasse a anunciar, através dos Seus discípulos, a grandeza do vosso Reino através do despojamento, da humildade fazei que a nossa fé nos leva a encontrar-Vos, para um dia tomarmos parte tomar parte na assembleia festiva do Céu.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano