Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, chamou à parte os Doze e durante o caminho disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte e O entregarão aos gentios, para ser por eles escarnecido, açoitado e crucificado. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitará». Então a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?» Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?» Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Haveis de beber do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».
— Reflexão
Enquanto Jesus anuncia pela terceira vez a terrível sorte que O espera em Jerusalém, os discípulos e a mãe de Tiago pensam na glória honra e poder.
Parece correta a pretensão da Mãe. Qual é a mãe que não desejaria que os seus filhos fossem promovidos? Também parece natural que os discípulos ficassem indignados pois já viam nos seus colegas possíveis concorrentes ….
Só muito mais tarde vão compreender que não é o primeiro lugar a prioridade que se coloca diante dos discípulos de Cristo, mas sim a completa comunhão com Ele na Paixão que significa humilhação e serviço: Ele «não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para redenção dos homens.» (v. 28)
Eles queriam ser grandes e sê-lo-ão doutro modo, noutra perspetiva mas esta, não obedece a critérios humanos. A grandeza de que nos fala Jesus inverte estes parâmetros: Ele chama-nos a servir com gratidão e a gastar tudo o que temos e somos (talentos, cargos sociais) para resgatar a vida do irmão de tudo o que a ofende.
Jesus, pede-nos hoje uma adesão consciente ao Seu projeto. Queremos pois ter o primeiro lugar no reino de Deus? A vida do dia a dia vai amadurecendo o nosso sim que nos pede um alto preço como aconteceu com Tiago e João e os demais apóstolos e tantos santos e santas o desprezo em vez da glória, o isolamento do último lugar, o mal como recompensa do bem cumprido e a vida eterna…
— Oração
Senhor Jesus. Inflamai o nosso coração com o vosso amor para que possamos generosamente servir os outros.
Pe. Abílio Nunes, Salesiano