Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Marcos

Naquele tempo, foram enviados a Jesus alguns fariseus e partidários de Herodes para O surpreenderem no que dissesse. Aproximaram-se e disseram: «Mestre, sabemos que és sincero e não Te deixas influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas, mas ensinas com sinceridade o caminho de Deus. É lícito ou não pagar o tributo a César? Devemos pagar ou não?».

Mas Jesus, conhecendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes: «Porque Me armais esse laço? Trazei-Me um denário para Eu ver».

Eles trouxeram-no e Jesus perguntou-lhes: «De quem é esta imagem e esta inscrição?».

Eles responderam: «De César». 

Então Jesus disse-lhes: «Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus». E eles ficaram muito admirados com Jesus.

 

— Reflexão 

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR  E  A DEUS O QUE É DE  DEUS…

Os judeus, dominados politicamente pelos romanos e religiosamente por uma religião fria e irracional, e vivendo na mais terrível escravidão ficaram fascinados   pela mensagem libertadora de  um  jovem Galileu.

Crianças, pobres e doentes aproximavam-se dEle para ouvir as lindas histórias sobre um  novo reino onde todos os homens , formando uma só Família , viviam como irmãos acarinhados por Javé , Pai cheio de misericórdia e bondade.

Mas os Fariseus , detentores do poder religioso consideraram Jesus uma ameaça para o seu prestigio social e religioso. Decidiram por isso procurar um meio para o desautorizar e colocar o povo contra Ele

Fingindo-se seus discípulos, disseram-lhe: Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?»A resposta marcaria a sua condenação. Se eles falassem que era permitido ficaria contra os judeus, se  dissesse que não estaria contra o imperador

Então Jesus pediu-lhes que lhes mostrassem uma moeda e perguntou: De quem é esta moeda e inscrição? De César disseram. Então, respondeu Jesus, dai a César o que é de César a Deus o que é de Deus E assim Jesus torneou o problema deixando os seus inimigos sem palavra

Este incidente lembra os nossos deveres de bons cristãos e honestos cidadãos Seja dado ao mundo o que é do mundo e a Deus o que é de Deus.

 

— Oração 

Dai-nos a graça, Senhor, de descobrir  o verdadeiro caminho da felicidade. Inspirai-nos o que devemos dizer  e fazer sem nos envolvermos em ciladas políticas e em interesses particulares mas  unicamente vos servir em todos os irmãos em necessidade.

 

— Canto de Meditação 

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/05/0601_caminha-povodeDeus.mp4

Pe. Abílio Nunes, SDB