Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

 

REFLEXÃO

O texto evangélico de hoje, dirigido à multidão e aos discípulos, é uma censura a atitude dos rabinos e fariseus  e instrução  sobre o comportamento dos membros da comunidade eclesial, em contraste com a conduta dos primeiros.

Jesus censura hipocrisia dos fariseus e escribas, representantes do judaísmo oficial,  porque a sua conduta pessoal estava em desacordo com aquilo que ensinam: “Não fazem o que dizem”. Ensinam, interpretam e aplicam a lei muito rígida e minuciosamente para os outros, mas eles não se sentem obrigados. “Amarram fardos pesados e insuportáveis e põem-nos sobre os ombros dos homens, mas eles nem com um dedo estão dispostos a movê-los”.

São orgulhos e  “Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens Mantêm um protagonismo arrogante no seu porte e aparato, e enchem-se de vaidade fazendo-se chamar “meu mestre”.

Na segunda parte do evangelho temos uma catequese do Senhor aos membros do novo povo de Deus que, para serem tal, hão-de assimilar novas atitudes; “Vós, porém, não permitais que vos chamem mestre, pois um só é o vosso mestre, e todos sois irmãos.

A passagem não pretende negar toda a autoridade na comunidade, mas avisa do perigo de de empregar a dita autoridade para criar personagens para em vez de  servir os irmãos se servirem deles para seus interesses pessoais

Aparentar virtude, ciência e poderio, dominar e humilhar os outros, é o desporto favorito de muitos.. Mas Cristo disse: “O primeiro de entre vós será o vosso servidor. O que se enaltece será humilhado, e o que se humilha será enaltecido”.

 

ORAÇÃO

Oh Deus, nosso Pai Livrai-nos da hipocrisia e do complexo de superioridade, porque todos somos filhos teus e irmãos em Cristo.
Fortalece-nos  com a vossa  graça os servidores do vosso  povo, para que a palavra que anunciam se faça verdade neles.
Fazei que o nosso exemplo evangélico de amor humilde e de fraternidade sincera robusteça os vacilantes, para que, guiados pelo vosso  Espírito, caminhemos juntos com o coração ampliado pelo caminho da vossa verdade.

 

CANTO DE MEDITACÃO 

Deus é a verdadeira autoridade que nos aponta o autêntico caminho da felicidade: Amor e doação na Cruz.

Meditemos neste canto:

https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/07/0725-Ninguem-te-ama-como-Eu-portugues_360p.mp4

 

 

Pe. Abílio Nunes, SDB