Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».
— Reflexão
O evangelho de hoje apresenta-nos o novo testamento do amor de Jesus com os seus discípulos e, o amor fraterno.
“Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei… Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros”.
Jesus diz que este é o “seu” mandamento…
Os crentes devem amar-se mutuamente porque eles foram previamente amados por ele: Amai-vos como eu vos amei. Provas deste amor? “Ninguém tem maior amor que aquele que dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que vos mando.”.
A amizade de Jesus com os discípulos justifica-se porque Ele dá a vida por eles; porque lhes desvendou todos os seus segredos; porque, simplesmente, Ele escolheu-os como amigos e porque o Pai concederá aos amigos de Jesus o que estes lhe peçam em nome de Cristo.
O fruto necessário desta amizade com Jesus é o amor mútuo dos seus seguidores com total esquecimento de si mesmo para dar-se ao irmão necessitado, triste, deprimido, só, idoso, doente, preso…,
Deus, que é amor, ama também o homem, o seu amor desceu até nós por Jesus Cristo. E está dando-se-nos continuamente pelo Espírito Santo, que é espírito de amor. Amando nós os nossos irmãos com o amor que Cristo nos tem, devolvemos ao Pai o amor que nos manifesta em Cristo.
O amor principia e acaba em Deus, passando pelo irmão. Amar em linguagem cristã não é mais que corresponder a Deus, partilhar com os outros o amor e a amizade que dele recebemos gratuitamente por Cristo.
— Oração
Obrigado, Jesus, por nos escolheres como vossos amigos.
Ensina-nos a corresponder à vossa amizade e à vossa escolha para que demos fruto abundante e duradouro.
Faz com que, vivendo em comunhão convosco e com os irmãos, alcancemos a felicidade de vossos amigos para sempre.
— Canto de meditação
Dou-vos um Mandamento Novo
Pe. Abílio Nunes, SDB