ANUNCIAÇÃO DO SENHOR
EVANGELHO
Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria. Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.» Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação. Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?» O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.» E o anjo retirou-se de junto dela.
REFLEXÃO
Deus que no decorrer dos séculos, tinha encarregado os profetas de transmitir aos homens a sua palavra. Ao chegar a plenitude dos tempos, determina enviar-lhes o seu próprio Filho, o seu Verbo, a Palavra feita Carne.
Depois da grandiosa saudação inicial «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.»(Lc 1,28) o evangelistas descreve A reação interior de Maria as suas perguntas que pedem explicações, e as respostas do anjo (vv. 29 .30-33.34-37) que especificam cada vez melhor a dignidade da criança que vai nascer, enquanto «Filho do Altíssimo» (v. 32) e «Filho de Deus». (v 35)
Maria, livre, consciente e generosamente, aceita a vontade do Senhor a seu respeito, realizando-se assim o mistério da Incarnação do Verbo. 38Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»
Nesse momento, com efeito, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade começa a sua existência humana. O filho de Deus faz-se Filho do Homem. O Deus Altíssimo torna-se o «Deus connosco».
Nas nossas celebrações da Eucaristia dominical ou dias festivos proclamamos que o Filho de Deus “por nós homens e para a nossa salvação desceu dos céus e Encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria e se fez homem”.
Ao celebrar este mistério, precisamente nove meses antes do Natal, a Solenidade da Anunciação orienta-nos já para o Nascimento de Cristo. Essencialmente festa do Senhor, a Anunciação não pode deixar de ser, ao mesmo tempo, uma festa perfeitamente mariana. Na verdade, foi pelo sim de Maria que a Incarnação se realizou, a nova Aliança se estabeleceu e a Redenção do mundo pecador ficou assegurada.
ORAÇÃO (do Angelus)
Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da ressurreição…
UM CONVITE
Liguemo-nos hoje a Fátima, Altar do mundo e peçamos pela PAZ
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/papa-convida-bispos-do-mundo-inteiro-para-consagrar-russia-e-ucrania-a-nossa-senhora/
CANTO DE MEDITAÇÃO
Ditosa Maria, mãe de Jesus
https://www.aliturgia.com/mp3/musicas/125_Ditosa_Virgem_MLuis.mp3
Pe. Abílio Nunes, sdb