Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés, como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e foram de terra em terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte.
REFLEXÃO
Jesus escolheu doze Apóstolos para continuar a sua missão : evangelizar e curar os enfermos.
Assim como o Pai enviou Jesus, assim agora Jesus envia os Apóstolos a tornarem presente entre os homens do futuro a obra da salvação por Ele realizada. Receberam de Jesus a Palavra e agora não podem guardá-la para si; pelo contrário, é tarefa deles semeá-la no mundo inteiro, para que produza fruto.
Os Apóstolos foram chamados para curar doenças, libertar os cativos, levar a paz, confiados totalmente em Deus, despojados de toda segurança humana, de toda opinião própria, de toda e qualquer proteção dada pelos homens a fim de levar apenas a Palavra de Deus “Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem sacola, nem pão, nem dinheiro, nem mesmo duas túnicas”.
Este envio deve fazer-nos pensar na nossa capacidade de oração e meditação diárias: Se nos entregarmos nas mãos da Providência nos bons momentos da nossa vida e também quando a crise, a confusão e a dor baterem à nossa porta experimentaremos a serenidade da presença constante de Deus que nos cura, esvazia-nos de nós mesmo e envia-nos a proclamar ao mundo o reino de Paz e amor.
Sentimo-nos enviado como os apóstolo quando participamos na missa aos domingos ou em dias da Semana recebemos a força da Palavra e do Pão da Eucaristia com a grande responsabilidade de partilharmos com os nossos irmãos o reino nascido em nós através do nosso sorriso, do nosso aviso sábio e prudente, do conforto aos que sofrem.
É esse o significado do Ide , ide em paz e o Senhor voz acompanhe.
ORAÇÃO
Senhor Jesus que escolhestes os apóstolos como instrumentos pobres para anunciarem o vosso reino, concedei hoje à vossa Igreja que continue a proclamar com confiança o vosso Evangelho de salvação.
VIDEO DE MEDITAÇÃO
O envio ….
https://www.dominicus.pt/wp-content/uploads/2021/09/0923-Envio-dos-apostolos.mp4
Pe. Abílio Nunes, SDB